Filhos e Companhia

O presente, um pedacinho do passado, os sonhos e desejos do futuro de uma família em crescimento...

8/31/2005

O Cordão...

A propósito
deste episódio…tenho constatado que entre mãe e filho (a) nunca existe um corte definitivo do cordão umbilical. Por exemplo, com 28 anos, falo todos os dias com a minha mãe, por telefone é certo, mas falo. Sei que é um dever dos pais, promover a autonomia dos filhos, mas existem momentos tão nossos que quero prolongá-los até que seja possível. O Rodrigo completa 3 anos no final de Dezembro, e está enorme, contínua a beber o biberon da noite e não adormece antes disso. Ele bebe perfeitamente pelo copo, mas entendo que este miminho é mais benéfico que negativo, não é a toma de biberon que lhe vai deformar o palato e ele já só usa chucha para adormecer. Sempre que ele o permite, gosto de o aconchegar no colo e dar-lhe o biberon seja o da noite, seja o da manhã, e nesses momentos gosto de sentir o cheirinho dele, dar-lhe muitos beijinhos, muitos miminhos...O Pai ri-se e de facto deve ser um quadro estranho, uma mãe com um barrigão enorme, com um bebé/menino ao colo...

O Rodrigo só mudou para o seu quarto à 2 meses e...Tem sido um sucesso! Adaptou-se lindamente e adora mostrar o quarto a quem nos visita. O treino do bacio, começou efectivamente em Junho e já se controla na perfeição, só ainda usa fralda para dormir à noite.
Como ele diz: "O Rodrigo é homi!" e é mesmo um homenzinho, o meu menino!


Cada um a seu ritmo, mas cada passo dado representa um pequeno corte neste cordão e o fortalecer de outros laços.

8/30/2005

Mano!!!

É o que o Rodrigo exclama frequentemente com ar ternurento diante da minha barriga, a seguir dá um beijinho, às vezes um abraço e depois…Puxa-me as blusas para baixo e diz: “Ó, ó, Mano!”
Regresso de chinelos!

…O meu pé ainda está negro, inchado e dorido mas está a melhorar e assim, resolvi voltar ao trabalho, por pouco tempo, mas cá estamos….

E o susto, chamou a voz da consciência, assim já lavei e engomei a roupinha do Henrique quase toda, só falta comprar algumas coisas, como fraldas (só temos tamanho, 13-18 kg, que ainda devem ficar grandes!...:-)), produtos de higiene, discos de amamentação, etc…

Engomar sentada, não dá jeitinho nenhum…

8/25/2005

Eu bem dizia...

... Que ainda me faltava a queda da praxe e até já estava a pensar que me escapava! Mas não, foi ontem, tropecei não sei como nas escadas e caí de "trazeiro" com toda a força...Reparei imediatamente que estava molhada e que o meu pé direito não estava em bom estado, assim como o braço do mesmo lado...Gritei pelo Pai, que ia tendo um colapso, a Madrinha apareceu em segundos para ficar com o R. e logo a seguir os Bombeiros...No hospital fui examinda primeiro em obstétricia, o H. estava excelente a mexer imenso como sempre, líquido e placenta normal, colo subido e fechado, o líquido era outra coisa e não o que pensava...Uffa!!!

Em ortopedia concluiram que nada estaria partido, apenas bastante magoado e optaram por não fazer RX.

Resultado, pé inchado e imobilizado, deve ficar inutilizado durante uns dias e pulso idem...

Do mal o menos...

No hospital, o que mais me impressionou e me recordou alguém muito especial, foram os velhotes que se veêm nos corredores, corpos franzinos e sem força, mente isenta de ideias claras, olhos que suplicam uma palavra, um apoio...São crianças idefesas a quem já ninguém acha graça...

Agora devo ficar uns dias sem poder dar notícias, mas prometo voltar em breve!




8/24/2005

Coração Apertado!


Hoje foi o 1º dia no colégio, depois das férias… O Rodrigo está no colégio desde os 4 meses. Talvez por ser o mais novinho da sala é muito apaparicado, não existe auxiliar ou educadora que não o conheça… Todos os dias quem o recebe são duas auxiliares que tomaram conta dele no berçário e só depois chega a sua educadora e ele fica felicíssimo ao colo delas a receber mimos e beijinhos… Hoje elas não estavam lá, (estão de férias que bem merecem) e foi recebido por um rosto que apesar de não ser desconhecido, não é tão próximo e ficou a chorar…Só me apeteceu agarrar nele e voltar para casa!.......


O Rodrigo tem 3 primos no colégio e quando a altura chegar, terá também o irmão….A madrinha ligou-me 2 horas depois de eu o ter deixado, tinha lá ido também deixar o primo e o Rodrigo estava bem, já tinha feito um desenho do pai, a mãe, ele e o mano e estava junto com os meninos da sala a caminho do recreio e lá ia ele de mão dada com a sua namorada a C.!....

8/23/2005

Circo e ondas atrevidas!

Estas férias foram ricas em novas brincadeiras e acrobacias, numa delas o Pai erguia o R. pelos braços e colocava-o de pé em cima do peito e anunciava: “Roooodrigo….Cardinaliiii!!” O Rodrigo vibrava de emoção por se sentir tão alto e o Pai ganhou uma valente dor nos braços e um piolho sempre atrás dele a implorar: “Pai à di didinaldi”….



Descobrimos também, onde é que consigo suster sem qualquer dificuldade o peso do Rodrigo ao colo, acrescido a um Henrique na barriga…Dentro de água! Estávamos os 2 com água pelo peito, (O Henrique completamente submerso, claro está!) e o Pai um pouco atrás de nós, quando de repente vem uma onda inesperada, e maior que as anteriores, tento erguer o mais possível o Rodrigo, saltar, mas não consegui evitar que a dita passasse por cima das nossas cabeças! Pai assustado acorre imediatamente, mãe meia engasgada e Rodrigo a sussurrar, mas com convicção: “Pai, caja!”…. Pois, casa! Acabou-se a brincadeira!

8/22/2005

A estreia no cinema!



Nas férias, aproveitamos para levar o Rodrigo ao cinema e ver o Madagáscar.
Tudo teria corrido melhor se não fizessem intervalo... O piolho teve tempo de sair do lugar, subir e descer escadas, explorar o meio…e na 2ª parte já não queria ficar sossegado no lugar!...Sorte que a sala estava quase vazia, passei para outro lugar na esperança de acalmar a energia do rapaz e quando o Pai se juntou a nós na tentativa de me ajudar a acalmar a “fera”, eis que este começa a gritar: “xai daqui!”…. Ordem cumprida de imediato, que os poucos que assistiam, (ou tentavam), ao filme já não deviam estar a achar muita piada….



Mesmo assim, e tendo em conta a 1ª parte do filme em que o rapaz nem pestanejou, queremos levá-lo a assistir ao “franjinhas e Ca.”, vamos ter o cuidado de escolher uma sessão num cinema que não faça intervalo!
De regresso!


Acabaram-se as férias, mas estranhamente (ou não…), desta vez volto com a sensação de que o melhor ainda está para vir!!! Aproxima-se mais um grande momento nas nossas vidas, o Henrique está quase a chegar!....



As férias foram deliciosas, começaram de uma excelente maneira, com um passeio muito interessante e finalmente conhecemos estes Bichinhos! É estranho como nos identificamos tanto com pessoas que vemos pela primeira vez na vida, como temos tanto assunto interessante e em comum, às vezes mais até, do que com pessoas que já conhecemos à anos!...



O Bichinho mais pequenino é um doce, um charmoso sedutor que fala e sorri imenso, o que compensa largamente o “mau feitio” que cada vez mais vai passando à história!...



O Bichinho H. é igualmente lindo, um verdadeiro homenzinho, com uns olhos vivos, expressivos, não é difícil ficar apaixonada! Tivemos uma conversa interessante:



Eu: “sabes que este bebé que tenho na barriga, também se vai chamar Henrique?



H: …Sorriso…



Eu: É um nome MUITO bonito, não é?!



H: “É lindo”!...



E para os Bichinhos papás, só vos digo, que excelente trabalho de equipa saíram estes filhotes! Espero muito sinceramente rever-vos em breve!



Ainda tenho tanto para contar!....



Já volto, ok?!