Filhos e Companhia

O presente, um pedacinho do passado, os sonhos e desejos do futuro de uma família em crescimento...

12/29/2005

Parabéns Filhote!

Fazes hoje 3 aninhos!

Os 3 anos mais maravilhosos da minha vida!

Tal como da primeira vez que vi os teus olhinhos lindos, em que te aconcheguei junto de mim, ainda olho para ti e me pareces um sonho... E és realmente um sonho tornado realidade, tudo o que eu podia desejar e muito, muito mais!

Se é verdade que são os filhos que escolhem os pais, obrigada por nos teres escolhido filhote, adoro ser tua Mãe.

12/27/2005

O Nosso Natal!

Passamos a noite de consoada em casa dos avós (meus pais), onde estivemos com o primos D. e a bonequinha I. e o dia em casa dos tios, com a avô S. (que preparou um maravilhoso almoço) e os 4 primos, num total 6 rapazes, muita testosterona nesta família!...

Sem dúvida que o mais agradável destes dias é poder estar com os nossos, com quem mais amamos e é isso também que dá o toque de magia, que tanto queremos, contagie as nossas crianças!

Brinquedos, muitos e barulhentos, por sinal!...

Nós pais, oferecemos um DVD portátil ao R. O objectivo era que funcionasse também como presente para nós e assim pudessemos voltar a ver televisão na sala, sem estar apenas restringidos ao Noddy, mas não tivemos sorte! Ele continua a preferir a televisão...

Minha Papoila...

Faz hoje um ano que nos deixas-te.

Sinto que estejas onde estiveres, estás em descanso e estás feliz. Deves estar rodeada de pessoas que te são queridas e que já tinham também, deixado este mundo. Por isso, o meu coração só chora de saudades.


Espero que aí onde estás, possas ver que o meu irmão está a ficar um homenzinho, o quanto está crescido, engraçado, cada vez mais maroto e cheio de vida o nosso D.; como está linda a nossa bonequinha a I., como contínua lindo e cresce maravilhoso o meu R., e queria muito que conhecesses o meu H., é tão lindo o meu bebé, minha Papoila!...

Descansa em paz, minha Papoila.

12/23/2005

Lei da Compensação!

Enquanto o mais novo dorme a noite toda sem interrupções desde que tem sensívelmente um mês e meio...É rara a noite que não nos levantamos, pelo menos uma vez, para "atender" ao mais velho!...

Na primeira noite do mais novo em casa, o pai acordou, levantou-se meio a dormir, para verificar que o H. estava realmente no berço e que não nos tinhamos esquecido dele algures e balbuciou: ..."É um santinho!"...

12/22/2005

Está Quase...

O nosso bebé grande está quase a completar o seu 3º aniversário, é já no próximo dia 29!

Nesta altura é difícil reunir toda a gente e por isso decidimos comemorar nesse dia com a família mais próxima e dia 8 de Janeiro fazer a sua festinha... E descobrimos um sítio excelente a um preço bastante acessível! Uma quinta que organiza aniversários e outras actividades para crianças. Têm cavalos, patos, muito espaço para correr e saltar e realizar actividades, como por exemplo a caça ao tesouro!

Para além disso têm uma sala enorme caso esteja a chover, o que espero que não aconteça (vê lá o que fazes São Pedro)!

Está quase!

12/20/2005

Que Saudades do Verão!

Dos dias longos, quando às 21.00h ainda é de dia.

Principalmente dos fins-de-semana, quando o pai se levantava mais cedo para ir à praça comprar peixinho fresco, de seguida nos vinha buscar para ir à praia.

Por volta das 11.30 h, era hora de regressar a casa. O pai assava o peixe, eu cozia as batatas, preparava a salada e almoçavamos no quintal. Grandes sardinhadas, acompanhadas com pão cozido em forno de lenha, tudo rematado com uma enorme melância!

Aliás tanta melância que comi este verão. Gravidíssima como estava, mais parecia que tinha engolido uma inteira sem mastigar!

Não sei se já disse, mas odeio o inverno eu sei que a palavra é feia, mas não encontro outra, e tenho de dizer novamente, ODEIO o inverno! Só vírus, bactérias e outra bicharada, anda tudo encolhido de frio, tudo doente, arghhhh!... No entanto, este ano até me está a saber bem passá-lo em casa, aninhada com o meu novo bebé e tendo mais tempo para o bebé grande, enfim nem tudo é mau.

Já Passou!

O nosso bebé grande não ficou bem no dia a seguir, nem no outro...Só mesmo na 6ª feira à tarde verificamos verdadeiras melhorias.

Não tinha apetite, só à custa de muito improviso, muita brincadeira, lhe conseguia enfiar 5 ou 6 colheres de sopa na boca, às vezes 3 ou 4 colheres de gelatina e o resto só mesmo leitinho (que nem sempre ficava no estomâgo) e iogurtes líquidos.

Partia-me o coração ter de lhe desviar a atenção do mano, quando queria pegar nele ao colo ou dar beijinhos...

Só me apetecia chorar quando me pedia para se ir deitar às 18.00h, estava mesmo murchinho.

Bom, mas felizmente esta já passou e no fim-de-semana, já tinhamos o nosso filhote em pleno, com direito a birras e tudo!

Agora...Estou eu, com uma brutal dor de garganta. E para ajudar só posso tomar maxilase, ben ur on, tamtum verde, chás e mais chás, mel com leite, mel com limão, mel com não-sei-quê...e esperar que passe com muita paciência!

Só posso estar perto do H. com máscara, hoje parece que já me reconhece mas nos dias anteriores fazia beicinho quando me via.

12/13/2005

O Nosso Bebé Grande...

Está com uma amigdalite.

Ontem ligaram do colégio, tinha acordado da sesta e estava com febre. Fui buscá-lo imediatamente, estava de facto "chochinho" e sem apetite.

Hoje fomos ao pediatra e vamos iniciar o antibiótico.

Estamos os três em casa e tenho de ter "1000 olhos" para que ele não se aproxime muito do irmão e sobretudo muita paciência e carinho para lhe explicar que pode passar o "dói-dói" ao mano que é muito pequenino, desviar a atenção para outras coisas, etc...

O dvd do Noddy e o do Tom Sawier passam vezes sem conta, pois para já ainda não existe energia para outras actividades e brincadeiras.


Com antibiótico e doses e doses de mimo, estou em crer que amanhã já estará bem melhor, pelo menos, assim espero!

12/07/2005

Os Filhos dos Outros

A propósito de algo que li recentemente...


O Rodrigo é, acima de tudo, uma criança muito inteligente, doce e afectuosa, no colégio descrevem-no como muito bem comportado e "charmoso", principalmente quando a ementa não é do seu agrado, desdobra-se em abraços e beijinhos no intuito de se escapar ao almoço! No entanto tem ideias muito próprias e não é fácil de dissuadir.

Não é rara a ocasião em que num restaurante ou centro comercial temos de andar a correr atrás dele, foge que nem uma enguia e por isso muitas vezes temos de agarrar nos seus "modestos" 18 kg e transportá-lo ao colo e aí é vê-lo a espernear e já existiram ocasiões em que nos levantou a mão e outras mais raras em que a mesma nos assentou no corpo.

Nestas ocasiões, fazemos uma visita à casa-de-banho do local, não com o objectivo mais lógico, mas por ser um local mais recatado, e explicamos que tem de se acalmar, que não pode bater no pai e na mãe, pois nós também não lhe batemos, que não se está a portar bem e nos está a deixar tristes, etc, etc... e lá regressamos com a "fera" mais calma!

Estas cenas vão sendo cada vez mais raras, pois o nosso menino está a chegar aos 3 anos e está a ficar um homenzinho, mas quando acontecem, algo que me deixa realmente irritada é os olhares de algumas pessoas que regra geral têm o seu colo vazio, ou seja, não estão acompanhadas de crianças, ou não as têm realmente, ou têm com quem as deixar.

Nós não temos a quem os entregar, fora do horário de expediente, o que no entanto, também não nos tem atrapalhado em nada!

Consigo ler nesses olhares:"que horror!"..., "Que mal comportado!"..., "Comigo já estavas com uma palmada"!, "A culpa é dos pais!"

Que criança de 2/3 anos, NUNCA, fez uma birra, nunca levantou a mão aos pais?!

A estas pessoas, respondo normalmente com um olhar directo e com um sorriso nos lábios e jamais lhes darei o gosto de verem os meus filhos levarem uma palmada!

Acho que uma palmada ao de leve, às vezes, é necessária, mas definitivamente não por regra e nunca à frente de terceiros, pois a humilhação não é benéfica para a auto-estima que se quer elevada. Defendo acima de tudo o diálogo, o explicar o porquê e o porque não, o errado e o correcto e acima de tudo valorizar tudo o que faz de positivo.

O Rodrigo é também bastante sociável, não é de bater em outras crianças, mas farei questão de lhe passar a mesma ideia que os meus pais me transmitiram: "Não quero que batas em nenhum colega, mas se te baterem, é teu dever que te defendas!"

Não me esqueci disto, sempre me senti perfeitamente integrada, respeitada. E nos mais diversos aspectos da minha vida, pessoal e profissional, sou bastante cordial e respeito imenso os outros, mas não ousem "passar por cima" de mim.

É esta forma de ser e de estar que me tem permitido alcançar os meus objectivos, pessoais e profissionais e conquistar a minha posição, o carinho de muitos e o respeito de outros.

Sei que os meus pais têm orgulho em mim, o mesmo que tenho e vou ter sempre nos meus filhos.

P.S. - Por qualquer motivo, só ás vezes consigo colocar parágrafos!

12/05/2005

Um Excêntrico!

Ouvi-o a dizer: "Óh Xousa!", ou seja, "Óh Sousa!"...

Perguntei: "Óh, quê?!" e ele riu-se com ar de maroto. Acho que o rapaz anda a ver televisão a mais! Esta semana nem jogamos no Euro-milhões...

12/02/2005

5 Anos!

Faz hoje 5 anos, que casei!

5 anos, de momentos felizes e outros menos bons, que a vida nem sempre é exactamente o que desejamos. No entanto, e em retrospectiva não modificaria muito, mesmo que tivesse essa possibilidade.

Faz hoje 5 anos, estava um dia de sol, estavamos rodeados de família e de amigos e estavamos felizes, foi um dia realmente muito especial!

Hoje, o dia está cinzento, por estas bandas já choveu a potes, ele saiu para trabalhar, eu ainda não sai de casa, estou com os dois filhotes e se conseguir adormecer o pequenino e o maior não acordar entretanto, talvés tenha tempo de tomar banho...E estamos tão, ou mais felizes que à cinco anos atrás, temos pelo menos dois bons motivos para isso, um deles fez dois mesinhos ontem e à noite estaremos os 4 juntos.

Agora, e porque eles existem, todos os dias são especiais!

E eu que adoro...

Conversas de comadres de trazer por casa!

E o/a sr./a, quem quer que seja, deve ter uma vidinha tão vazia e ser tão frustrado/a, que tem tempo de comentar blogues que são para esquecer!...

Gostava mesmo era de conhecer o seu blogue, este sim deve contribuir com temas de verdadeiro interesse para a blogosfera. Ou será que a sua vida é tão aborrecida que nem tem alento para escrever e prenche o seu tempo com tentativas frustradas de aborrecer as comadres?!

Ora, continuemos com o que verdadeiramente interessa!