Filhos e Companhia

O presente, um pedacinho do passado, os sonhos e desejos do futuro de uma família em crescimento...

6/23/2009

Bom, bom...

...É ter um horário de verão que permite sair mais cedo à 6ª feira, ir buscá-los ao colégio e passar o final da tarde na praia.






Etiquetas:

6/17/2009

Actualmente...


Tenho muito trabalho e pouco tempo mas, há muito que não me sentia tão completa.


E o tempo que tenho é para os meus 3 amores.

Etiquetas: ,

6/16/2009

Tempo de qualidade

E enquanto as férias ainda parecem muito longe vamos aproveitando os feriados e os fins de semana.
E os últimos têm sido pródigos em gelados, cerejas, caracóis e agora a praia, sardinha assada, a bela da salada e o pão saloio.
Eles já estão com uma cor mais douradinha que, apesar do protector mineral de índice 50, os genes prevalecem.
Eu também mas só nas costas, pois passo o tempo de pé à beira mar a "guardar" as crias. O pai é moreno de origem mas, agora está mais ainda.
Nos feriados fomos ver os pescadores a puxar as redes. 20h00 na fonte da telha e que bem se estava por lá...







Etiquetas: ,

6/01/2009

Dia Mundial da Criança

Imagem daqui
"Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o Dia Mundial da Criança não é só uma festa onde as crianças ganham presentes.É um dia em que se pensa nas centenas de crianças que continuam a sofrer de maus tratos, doenças, fome e discriminações (discriminação significa ser-se posto de lado por ser diferente).

Sabias que o primeiro Dia Mundial da Criança foi em 1950?Tudo começou logo depois da 2ª Guerra Mundial, em 1945.Muitos países da Europa, do Médio Oriente e a China entraram em crise, ou seja, não tinham boas condições de vida.As crianças desses países viviam muito mal porque não havia comida e os pais estavam mais preocupados em voltar à sua vida normal do que com a educação dos filhos. Alguns nem pais tinham!Como não tinham dinheiro, muitos pais tiravam os filhos da escola e punham-nos a trabalhar, às vezes durante muitas horas e a fazer coisas muito duras.

Sabias que mais de metade das crianças da Europa não sabia ler nem escrever? E também viviam em péssimas condições para a sua saúde.Em 1946, um grupo de países da ONU (Organização das Nações Unidas) começou a tentar resolver o problema. Foi assim que nasceu a UNICEF.Mesmo assim, era difícil trabalhar para as crianças, uma vez que nem todos os países do mundo estavam interessados nos direitos da criança.Foi então que, em 1950, a Federação Democrática Internacional das Mulheres propôs às Nações Unidas que se criasse um dia dedicado às crianças de todo o mundo.Este dia foi comemorado pela primeira vez logo a 1 de Junho desse ano!Com a criação deste dia, os estados-membros das Nações Unidas, reconheceram às crianças, independentemente da raça, cor, sexo, religião e origem nacional ou social o direito a:- afecto, amor e compreensão;- alimentação adequada;- cuidados médicos;- educação gratuita;- protecção contra todas as formas de exploração;- crescer num clima de Paz e Fraternidade universais.

Sabias que em só nove anos depois, em 1959 é que estes direitos das crianças passaram para o papel?A 20 de Novembro desse ano, várias dezenas de países que fazem parte da ONU aprovaram a "Declaração dos Direitos da Criança".Trata-se de uma lista de 10 princípios que, se forem cumpridos em todo o lado, podem fazer com que todas crianças do mundo tenham uma vida digna e feliz.Claro que os Dia Mundial da Criança foi muito importante para os direitos das crianças, mas mesmo assim nem sempre são cumpridos.Então, quando a "Declaração" fez 30 anos, em 1989, a ONU também aprovou a "Convenção sobre os Direitos da Criança", que é um documento muito completo (e comprido) com um conjunto de leis para protecção dos mais pequenos (tem 54 artigos!)Esta declaração é tão importante que em 1990 se tornou lei internacional."

Etiquetas: