Filhos e Companhia

O presente, um pedacinho do passado, os sonhos e desejos do futuro de uma família em crescimento...

9/16/2009

Sensores de marcha atrás

O meu carro não tem mas, era muito bom que tivesse, não fosse eu um desastre a estacionar.

Há falta desta tecnologia, tenho o meu filho, que é muito melhor.

Por vezes, quando estaciono de marcha atrás peço, por divertimento e conveniência: "Avisem-me um bocadinho antes de bater."
Viram-se os dois para trás e até podemos estar a 10 metros de distância do obstáculo que o pequeno imediatamente grita: "Vais bater, vais bater, vais bater!!". O mais velho: "Não vais nada, podes vir, podes vir. Alto, está bom!"

No Sábado a história repete-se e enquanto tentava estacionar no meio de umas árvores dizia o mais velho:"Olha que tens uma árvore mesmo aqui atrás, do lado do Henrique. Vá deixa passar esse e chega à frente"...

E assim se evitam umas mossas!

Etiquetas: ,

9/15/2009

Saldos


Hoje é o último dia da época de saldos de verão e a verdade é que compensa aproveitar alguns descontos para compor o guarda-fatos, especialmente o deles.
A roupa deles é quase descartável, para além de crescerem e tudo lhe deixar de servir num instante, rasgam as calças no joelho num abrir e fechar de olhos, a roupa chega a casa toda manchada e tem de ser lavada e esfregada repetidamente...
É nestas ocasiões que compro algumas peças, melhorzinhas e outras para o dia-a-dia como são o caso destas:


Antes de ir de férias aproveitei os saldos e comprei calças de fato de treino, algumas sweat-shirts e casacos de capuz que são óptimas para levar para o colégio agora no Outono, estranho foi ter encontrado isto nos saldos de verão.

Também estavam a precisar de sapatos e ténis. Os pés deles ganharam mais uns números no verão, o mais velho calça agora o 34 e o mais novo o 29. Este fim-de-semana, depois de infinitas voltas ao centro comercial e muitos sapatos experimentados sem sucesso, encontrámos uns Geox bastante práticos, confortáveis e...com 45% de desconto. Comprámos os dois pares pelo preço de um e eu que sou forreta, fico tão satisfeita com estas coisas....

Etiquetas: , ,

9/14/2009

Percalço

Nas férias e contra todas as probabilidades caiu da cama enquanto dormia e bateu com a cabeça na base de madeira...A cama é baixa, o chão é flutuante, nada fazia prever mas, abriu um golpe profundo na testa.
Eu fiquei aflita... assim, para o desesperada. O pai, estranhamente manteve a calma. No hospital, o enfermeiro que não queria acreditar que com aquele tamanho ele só tinha 3 anos (ainda que quase 4), colocou cuidadosamente uns adesivos que retirámos 7 dias depois.
A marca agora é quase imperceptível e não deixa adivinhar o golpe que antes vimos mas, o susto ninguém nos tira.

Etiquetas:

9/11/2009

A minha sombra

Disputa a minha atenção com o pai e não nos pode ver juntos que logo se infiltra.
Vale tudo para "abater" o rival. Há uns dias dizia-me: "sabes que o pai disse-me que és feia?!"
Fica realmente sentido se ralho com ele.
Diz que vai casar comigo.
Nas férias o pai mostrou-lhes o vídeo do nosso casamento pois andavam a fazer muitas questões sobre o tio e foi uma forma de lhes satisfazer a curiosidade. Ficou muito nervoso: "mas tu casaste mesmo com o pai?"; "eu também vou casar contigo!".
Enquanto experimentava uma camisa para usar no baptizado dos primos, perguntou-me: "Esta roupa é para casarmos?"
Se algum bebé se cruza no nosso caminho e eu sorrio, ele logo se apressa a pedir explicações: "porque estavas a rir para o bebé?"
Diz que não quer mais manos mas, a semana passada disse à Educadora que a mãe tinha um bebé na barriga (não tenho!)...A Educadora estranhou eu não lhe ter dito nada, pois trocamos e-mails com frequência e perguntou: "Então, quando nasce?", ao que ele respondeu: "Quando o pai puser a sementinha!"...
Eu gosto de o abraçar, de o beijar de lhe dar muitos, muitos mimos e...ele deixa.
Está quase, quase a fazer 4 anos, o meu bebé.

Etiquetas:

9/10/2009

Ano novo - parte II

Com o início do ano escolar, volta a intensa vida social de suas excelências...uma festa de aniversário de um coleguinha do mais novo, no fim-de-semana passado e nada mais, nada menos, que 3 para este fim-de-semana.

Com o início do ano escolar, o tempo arrefece e os homens lá de casa estão todos constipados com a agravante que cada vez que se constipa é comum o mais novo ter uma otite assim, temos a 1ª caixa de antibiótico do ano.
E quanto às otites eu podia dizer muita coisa...Podia dizer que, também eu em pequena tive muitas e por isso o miúdo deve sair a mim (não podia ficar só pelo mau feitio?!). Podia dizer que, desespero cada vez que o miúdo se constipa pois sei que por bónus vem uma malfadada otite. Posso dizer que, me preocupa o facto de ele tomar cerca de 4/5 caixas de antibiótico por ano graças às malditas otites. O pediatra diz que com a idade ele deixará de ter otites e eu tenho esperança mas, ele está quase com 4 anos, só estamos em Setembro e...ele já está com uma otite. Normalmente só começam lá para finais de Outubro / Novembro portanto, não me parece um bom indicador.

Com o início do ano escolar, começam a saga dos bonés, dos casacos, e sei-lá-mais-do-quê perdido...Eles têm de usar boné do colégio. No jardim infantil o boné fica sempre na sala mas a partir do 1º ciclo eles têm a responsabilidade de levar o boné de manhã e trazer ao final do dia ou...deviam ter. O mais velho nunca sabe do boné. Antes da escola começar tive o cuidado de para além de colocar o nome dele no interior, colocar as iniciais e a turma a corrector na parte exterior, não fica nada bonito mas, é uma forma de ele rapidamente o identificar e evitar que se perca. Pois, mesmo assim já perdeu um boné.

E dizia eu que, depois do descanso das férias ia tentar não me deixar levar pela rotina, pelo corre-corre....Yeah right!....

Etiquetas: ,

9/09/2009

Ano novo

Este reinicio pós férias tem para mim mais significado que o novo ano de calendário.
Nas férias temos a possibilidade de afirmar velhos sonhos, estabelecer novas metas, analisar o que queremos que permaneça como parte da nossa vida e o que queremos mudar.
É o descanso, o sol, o mar, os dias só para os meus amores, que me ajudam realmente a recarregar baterias e que me dão esperança que este ano será diferente, que não vou deixar a rotina vencer, que não me vou deixar levar na onda, no corre-corre do dia-a-dia.

Na 2ª feira o mais velho iniciou o 2º ano de escola a sério.
Lá ia ele todo satisfeito. À tarde, disse que o dia tinha corrido mesmo bem, que estava com saudades de trabalhar (?). Acho que estava mesmo era desejoso de estrear o material novo.
Eu, tento decorar o meu menino moreninho que tem crescido tão depressa mas, que ainda mantém tanto do bebé, o meu primeiro bebé.

Etiquetas: ,

9/04/2009

Os fins-de-semana...


...(ainda) sabem a férias. Pelo calor, pela praia de manhã, pela sesta à tarde e...pela ementa:





Etiquetas:

9/01/2009

Agosto

Como sempre (desde que eles existem), Agosto é o nosso mês de férias, não fosse também o mês em que o colégio fecha três semanas.

De forma a "esticar" o tempo de férias deles, eu tiro da primeira à terceira semana e o pai da segunda à quarta semana, de Agosto.
Assim, temos 3 semanas a três e 2 semanas a quatro. Se por um lado custa ir trabalhar e desejar ficar mais uma semaninha com eles, por outro, acabamos por desfrutar do ritmo brando, de eles não terem de deitar-se cedo, de não ter de preparar roupas, mochilas, etc...
Como sempre, estivemos no Algarve, este ano menos tempo que a confusão daquelas paragens cada vez menos nos seduz. Por lá, as manhãs eram de praia (que estava excelente) as tardes de passeio. Fomos pelo 2º ano ao festival da sardinha em Portimão.
Fomos também, uns dias para Castelo Branco, mais concretamente Proença-a-Nova (terra da avó S.) e ficámos numa Pousada que recomendo vivamente. Adorámos, o sítio, a comida, o tempo, a piscina e...ficámos com pena de não ter ido até à praia fluvial. Aproveitámos a proximidade, fomos conhecer Monsanto em Idanha-a-Nova que vale de facto a pena ser visitado.

Eles estão mais altos, mais magros, mais crescidos, mais birrentos, mais insubordinados... mais tudo, que nas férias esquecem-se algumas regras e rotinas mas, há mais tempo para mimos e vontades.
Se por um lado estão cada vez mais cúmplices, brincam muito juntos, têm mais interesses em comum e conversam imenso, por outro, quando as "coisas azedam" temos discussão, birras monumentais, muito choro sentido do mais novo, muito berro do mais velho (que agora já não se compadece pois, o irmão "já não é bebé").

O mais velho passava o tempo todo dentro de água se o deixassem, o mais novo também gosta mas, ainda não se aventura sozinho.
Estamos todos com outra cor mas, o bronze do pai e do mais velho é imbatível.

Etiquetas: