Filhos e Companhia

O presente, um pedacinho do passado, os sonhos e desejos do futuro de uma família em crescimento...

5/08/2009

6 anos e 4 meses


E já iniciou uma nova etapa (na verdade ele e nós): A vida escolar. O meu primeiro bebé já é aluno do 1º ano do 1º ciclo...Custa a acreditar que passou tão depressa.
Uma vez que ele só fazia 6 anos no final de Dezembro tínhamos a opção de só entrar para o ano mas, pensámos, ponderámos consultámos algumas opiniões e chegámos à conclusão que o melhor seria ele iniciar em Setembro.
No inicio estávamos apreensivos. Notámos que inicialmente foi um choque e talvez lhe tenha sido até um pouco doloroso esta transição. Mas do que vamos falando com a professora foi para ele e para todos num geral, independentemente da idade.
Choravam que estavam cansados, que queriam comer, brincar, ir à casa de banho...
Tem trabalhos de casa às 4ª feiras e fins-de-semana e no início era um verdadeiro martírio. Chorava que não queria fazer, depois lá fazia a custo e demorava eternidades.
Os mapas semanais de comportamento traziam inicialmente algumas bolinhas amarelas e até vermelhas com uma mensagem da professora sobre a preguiça do rapaz...

Agora, tudo está diferente. A professora diz que nota uma diferença enorme. Está mais interessado, participativo, realiza o que lhe é proposto com gosto. No mapa de comportamento trás quase sempre e só bolinhas azuis ("são as melhores, mãe. Melhores que as verdes!"). Também os trabalhos de casa são realizados de uma forma serena e é incrível como a capacidade de trabalho é infinitamente superior. Realiza muito mais, em menos tempo. Lê pequenos textos, tem uma letra perceptível mas, a matemática é que é a grande paixão.
As notas do 2º período foram "muito bom" a matemática, estudo do meio e Inglês e "bom" a Português.
Para além do nosso empenho em casa, é sem dúvida determinante o facto de a Professora ser excepcional, atenta, profissional e sobretudo demonstra uma enorme paixão pelo que faz. É a lei da compensação, a Educadora do Jardim de Infância era o oposto...

Nestes últimos meses ele cresceu, cresceu muito.
O meu menino moreninho de olhos negros e cabelo espetado, enche-me o coração.
Está grande. Tanto que às vezes me detenho, ora a apreciar o meu rapazinho, que não tarda está da minha altura, ora a tentar adivinhar alguns traços do bebé que ainda ontem me cabia nos braços.

No dia da mãe ofereceu-me uma base para o computador e o primeiro cartão escrito por ele.

Etiquetas:

1 Comentários:

  • Às 8:07 da tarde , Blogger InêsN disse...

    ai pá...

    o meu, se tudo correr com até aqui, entra para a primária com 5 anos...e eu tenho tanto medo de ser uma má opção :(

     

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial