Filhos e Companhia

O presente, um pedacinho do passado, os sonhos e desejos do futuro de uma família em crescimento...

5/28/2009

Never ending story

Em quase 5 anos que estamos nesta casa e é a primeira vez que algo assim acontece...Roubaram os passarinhos. Entraram no quintal e levaram a gaiola completa.

Sinceramente, o que mais me incomoda é o facto de saber que alguém teve o à-vontade suficiente para entrar...

Parece-me que o que ficou mais triste com a perda dos passarinhos foi mesmo o pai lá de casa. Ontem dizia o mais velho: "Bem, ainda bem que não levaram a lareira (churrasqueira) se não como é que o pai assava o peixinho?!"...


Ficam as fotos, como recordação.
E eu tenho algumas coisas para registar e tão pouco tempo...

Etiquetas:

5/14/2009

Lá em casa não brincam com bonecas...

Mas também não ficam só pelos carrinhos.





Ontem preparam-nos o jantar e...serviram numa bandeja especial.

Etiquetas:

5/13/2009

O fenómeno...

Inspirado pelo meu cunhado, que tem um enorme viveiro de pássaros (e que se reproduzem à velocidade da luz), o pai lá de casa decidiu comprar pelo Natal um casal de canários: Ai-e-tal-que-é-giro-e-gera-mais-responsabilidade-nos-miúdos-se-tiverem-que-tratar-deles-blá-blá-blá...E eu: que-trabalho-já-tenho-que-me-chegue-não-contes-comigo-nem-para-lhes-por-uma-semente-de-alpista-e-quando-formos-de-férias-e-blá-blá-blá...

Vai que pela primavera a fêmea desatou a por ovos e a chocar. Os passaritos nasciam (horrorosos por sinal) e acabavam por morrer, não vingavam e ninguém percebia porquê. Experimentámos passá-los do quintal para dentro de casa (que eu sou insensível mas só até a história não meter crias) e nada...os passarinhos não resistiam e ela continuava a por ovos e a chocar. Até que decidimos separar o macho e resultou, ou seja, de 3 ovos nasceram dois bebés que cresceram e se desenvolveram, de tal forma que já saíram do ninho. Parece que o macho estava tão apaixonado/entusiasmado que nem devia deixar a coitada alimentar as crias...é claro, que para os meninos a versão é outra...

O pai é o amarelo; a mãe a castanha-alaranjada, e um dos filhos à saída do ninho.

Não percebo nada do assunto mas, estou em crer que esta penugem ainda muda pois mais parece que são filhos do padeiro ou melhor de um qualquer "pardal-telhado".

Estranho, estranho é que agora que tem os "filhos criados" e apesar de estar separada do macho a bicha voltou a por ovos...E todas as manhãs o mais velho vai inspeccionar o ninho e contabiliza os ovos: "Já tem mais um, mãe".

Qualquer dia ainda aparecemos num qualquer programa sensacionalista a apresentar o fenómeno...

Etiquetas:

5/11/2009

Ainda do meu aniversário...

Este ano, ofereci-me um presente...



Antes de o encomendar tive o cuidado de confirmar que é possível acrescentar um(a) menino(a)... :)

Etiquetas:

5/08/2009

6 anos e 4 meses


E já iniciou uma nova etapa (na verdade ele e nós): A vida escolar. O meu primeiro bebé já é aluno do 1º ano do 1º ciclo...Custa a acreditar que passou tão depressa.
Uma vez que ele só fazia 6 anos no final de Dezembro tínhamos a opção de só entrar para o ano mas, pensámos, ponderámos consultámos algumas opiniões e chegámos à conclusão que o melhor seria ele iniciar em Setembro.
No inicio estávamos apreensivos. Notámos que inicialmente foi um choque e talvez lhe tenha sido até um pouco doloroso esta transição. Mas do que vamos falando com a professora foi para ele e para todos num geral, independentemente da idade.
Choravam que estavam cansados, que queriam comer, brincar, ir à casa de banho...
Tem trabalhos de casa às 4ª feiras e fins-de-semana e no início era um verdadeiro martírio. Chorava que não queria fazer, depois lá fazia a custo e demorava eternidades.
Os mapas semanais de comportamento traziam inicialmente algumas bolinhas amarelas e até vermelhas com uma mensagem da professora sobre a preguiça do rapaz...

Agora, tudo está diferente. A professora diz que nota uma diferença enorme. Está mais interessado, participativo, realiza o que lhe é proposto com gosto. No mapa de comportamento trás quase sempre e só bolinhas azuis ("são as melhores, mãe. Melhores que as verdes!"). Também os trabalhos de casa são realizados de uma forma serena e é incrível como a capacidade de trabalho é infinitamente superior. Realiza muito mais, em menos tempo. Lê pequenos textos, tem uma letra perceptível mas, a matemática é que é a grande paixão.
As notas do 2º período foram "muito bom" a matemática, estudo do meio e Inglês e "bom" a Português.
Para além do nosso empenho em casa, é sem dúvida determinante o facto de a Professora ser excepcional, atenta, profissional e sobretudo demonstra uma enorme paixão pelo que faz. É a lei da compensação, a Educadora do Jardim de Infância era o oposto...

Nestes últimos meses ele cresceu, cresceu muito.
O meu menino moreninho de olhos negros e cabelo espetado, enche-me o coração.
Está grande. Tanto que às vezes me detenho, ora a apreciar o meu rapazinho, que não tarda está da minha altura, ora a tentar adivinhar alguns traços do bebé que ainda ontem me cabia nos braços.

No dia da mãe ofereceu-me uma base para o computador e o primeiro cartão escrito por ele.

Etiquetas: