Filhos e Companhia

O presente, um pedacinho do passado, os sonhos e desejos do futuro de uma família em crescimento...

1/12/2007

Ontem - Post Longo (demasiado)

Ontem, também foi dia de reunião com a Educadora, que quis falar connosco, de forma a intensificarmos o trabalho casa-colégio. O Rodrigo é o mais novo de uma sala de 23 crianças, todas nascidas em 2002. O facto é que o Rodrigo é do finalzinho do ano e por outro lado existem meninos do mesmo ano mas de Janeiro o que quer dizer que têm quase um ano de diferença. Com o aproximar da pré-escola a Educadora quer assegurar que ele está perfeitamente integrado e no mesmo patamar do restante grupo. Até aqui tudo bem. Gostei da atitude e da preocupação dela e percebi que a intenção foi a melhor e claro, vamos colaborar.

Mas, por outro lado, desagradou-me o facto de ela referir que acha que começa a existir algum distanciamento dele em relação ao grupo. Pedi que ela me especificasse em que sentido é que nota este distanciamento. Disse-me que para além de ele ser mais introvertido e calado, também ainda não reconhece e distingue todas as cores…Expliquei-lhe que ele em casa fala bastante e verbaliza um raciocínio até bastante elaborado. Que o facto de ele não reconhecer, ainda, todas as cores não me preocupava apesar de que, claro, vamos incentivar e estimular mais nesta e em outras áreas. Qualquer das formas, eu entrei para a primária com 6 anos, e do que me lembro reconhecia poucas cores, sabia uma letra ou outra e nunca tinha estado num colégio, o que não me impediu de terminar a licenciatura com 21 anos.

Quanto à maneira de ser, mais introvertida, do Rodrigo eu também era assim em criança e não me parece necessariamente um handicap.
O Rodrigo nunca foi um tagarela, mas não noto que esteja aquém, das crianças da sua idade ao nível da linguagem, pelo contrário. Notei um grande "salto" na linguagem desde que o irmão nasceu. Connosco e com quem tem mais confiança fala muito e bem, mas no meio de um grupo e com pessoas com quem tem pouco contacto, prefere observar e ouvir e eu também era assim, a partir dos 16-17 anos mudei e bastante para desespero de algumas pessoas! :D

Apesar de ter sido dos primeiros da sala a deixar as fraldas e a chucha, em outros aspectos, noto que ele é muito imaturo, muito bebezão, muito miminho e nisso tenho de concordar com a educadora, seria importante ele ter mais autonomia em determinados aspectos. Está na altura de deixar de ser bebé e passar e rapazinho. Mas não vou impor, nem chocar, vai ser gradual ao ritmo dele.

Perguntei à educadora se ele entraria necessariamente no mesmo ano, do que os colegas, para a primária, uma vez que nessa altura ainda terá 5 anos. Disse que se continuar no colégio, essa será uma decisão a tomar em conjunto pais-colégio, no estado dificilmente entra com 5 anos. O facto é que nós preferimos que ele entre com 5 anos, mas temos tempo logo decidimos.

Falei com a Pediatra sobre este assunto. A opinião da Pediatra é que é um exagero e contraproducente o que se exige hoje em dias às crianças. "Ele ainda não distingue todas as cores e depois?... Com 4 anos ele devia era andar a fazer buraquinhos na terra, a arranhar os joelhos e a torcer o rabo aos gatos!"

A verdade é que com 4 anos ele tem aulas de Inglês, informática, música, natação, ginástica e karaté…Gosta e sinto-o feliz, mas talvez fosse mais da forma que a Pediatra sugere.

11 Comentários:

  • Às 4:15 da tarde , Blogger Bekas C. disse...

    Olá!
    Relatimente ao facto de ele poder entrar na escola com 5 anos ele pode, desde que haja vaga. No entanto aconselho-te a consultares um psicológo nessa altura, pois tenho duas colegas cujos filhos fizeram os 6 anos em Dezembro do ano passado(um deles mesmo no dia 31) e elas optaram por inscreve-los nesse ano na escola. Apesar de serem inteligentes, ambos revelaram falta de maturidade e de concentração o que lhes prejudica muito a aprendizagem. Pelo menos uma das mães está muito arrependida de a filha ter entrado com 5 anos. Mas claro, cada caso é um caso... Beijokas

     
  • Às 4:46 da tarde , Blogger Raquel disse...

    O meu filho fez agora 2 anos e está em casa, como sabes. Eu acho que eles precisam, tal como a tua Pediatra diz, é de ter experiências, brincar, precisam de espaço. Claro que na idade do teu as actividades extra já lhe dizem muito. Claro que é importante que ele se desenvolva também no intelecto, mas parece que a pressão para acompanhar os demais, tipo rebanho é imensa. Isso sempre me irritou muito. Nos infantários é assim. Têm que ir todos a reboque para facilitar o trabalho da Educadora. O problema é que cada criança tem o seu ritmo e a sua forma de aprendizagem. hà que respeitar isso.
    Quanto ao facto de eles entrarem com 5 ou com 6 anos é um caso bastante melindroso. O meu filho também estará nessa situação daqui a 3 anos e eu sinceramente não sei q posição defender. Se por um lado acho q talvez ele seja demasiado imaturo para se sentar a uma mesa a fazer trabalhos durante uma série de horas, também me custa que perca o embalo com os colegas que entrarão já com os 6 feitos. Andar a marcar passo também não, não é?
    Olha é muito pessoal.

     
  • Às 5:05 da tarde , Blogger Margarida disse...

    Olá Sandra
    Primeiro retribuo as tuas visitas e depois vou dar-te a minha opinião.
    Como já leste, a Mariana está a atravessar uma fase complicada no colégio. Dia 16 vou tentar perceber porque.
    Tb sou de opinião que os miúdos, hoje me dia, são "obrigados" a crescer todos ao mesmo tempo e a uma velocidade que não os deixa exprimentar coisas tão banais como "mexer na terra".
    A Mariana só anda no Ballet e já é bom, talvez mais tarde a ponha no Inglês, mas só pq ela já manifesta vontade de aprender.
    O que me explicaram sobre a entrada deles no 1º ciclo, para os meninos que fazem os 6 anos até 31/12, é que têm um nome "excedentários" e que só entrarão caso haja vaga. No caso do teu menino talvez seja viável visto estar nesse grupo. Acho que será uma decisão que só poderás tomar mais perto da data, de acordo com o próprio amadurecimento dele.
    A Mariana está fora desse grupo pq faz só em Janeiro o que, quase de certeza, vai acontecer é que entrará com 6, quase 7. Mas sabes, neste momento não fico preocupada, prefiro que ela vá com mais maturidade e concentração.Acabar um curso com 22 ou 23 anos não é grave, e com um pouco de sorte pode ser que ela saía mais bem preparada.
    Mas até lá, temos tempo para decidir isso e outras coisas que a seu tempo aparecerão.
    Desculpa o alongamento...
    Beijinhos grandes e felicidades.
    Guida

     
  • Às 5:06 da tarde , Blogger Margarida disse...

    Olá Sandra
    Primeiro retribuo as tuas visitas e depois vou dar-te a minha opinião.
    Como já leste, a Mariana está a atravessar uma fase complicada no colégio. Dia 16 vou tentar perceber porque.
    Tb sou de opinião que os miúdos, hoje me dia, são "obrigados" a crescer todos ao mesmo tempo e a uma velocidade que não os deixa exprimentar coisas tão banais como "mexer na terra".
    A Mariana só anda no Ballet e já é bom, talvez mais tarde a ponha no Inglês, mas só pq ela já manifesta vontade de aprender.
    O que me explicaram sobre a entrada deles no 1º ciclo, para os meninos que fazem os 6 anos até 31/12, é que têm um nome "excedentários" e que só entrarão caso haja vaga. No caso do teu menino talvez seja viável visto estar nesse grupo. Acho que será uma decisão que só poderás tomar mais perto da data, de acordo com o próprio amadurecimento dele.
    A Mariana está fora desse grupo pq faz só em Janeiro o que, quase de certeza, vai acontecer é que entrará com 6, quase 7. Mas sabes, neste momento não fico preocupada, prefiro que ela vá com mais maturidade e concentração.Acabar um curso com 22 ou 23 anos não é grave, e com um pouco de sorte pode ser que ela saía mais bem preparada.
    Mas até lá, temos tempo para decidir isso e outras coisas que a seu tempo aparecerão.
    Desculpa o alongamento...
    Beijinhos grandes e felicidades.
    Guida

     
  • Às 5:34 da tarde , Blogger barbarayu disse...

    Olá!

    Eu concordo a 110% com o pediatra dele. Cada criança tem o seu ritmo e ele é tão pequenino e tem tanto tempo à frente dele para se estar com exigências desse tipo...

    O Vasco não á dos mais novos nem dos mais velhos da sala, está no meio e uma coisa que sempre me disseram no colégio onde está é para que quando estivermos em casa com ele brincarmos pura e simplesmente, porque brincar é preciso e actividades já fazem na escola.
    Inscrevi-o na música porque é uma área que ele adora e onde se destaca claramente, mas deixei tempo para ele ser criança à vontade, como tu bem sabes amiga :)

    beijinhos e diz à educadora para relaxar ;)

     
  • Às 5:55 da tarde , Blogger Ana disse...

    Meu Deus a pressao que as criancas hoje em dia estao sujeitas eh impressionante.
    Eu tambem quando fui para a escola com 6 anos nao sabia NADA, nem letras, nem numeros e cores nem me lembro....
    O teu Rodrigo tem 4 aninhos que maturidade pode ele ter? Como a pediatra diz e muito bem ele tem idade eh de andar a brincar. No Canada eh a mesma coisa, as criancas estudam durante 8 horas e veem para casa com montanhas de trabalho para fazer. Nao me admirava nada que a geracao deles fossem pessoas stressadas, infelizes,pois eh a primeira coisa que lhes ensinam, COMPETICAO, a obrigacao de ser o melhor em todas as disciplinas, o melhor em tudo...
    Estimular as criancas eh bom, mas na sociedade maluca e neurotica em que vivemos nem deixam as criancas serem criancas!

     
  • Às 10:52 da tarde , Blogger Ana Pessoa disse...

    eu entrei com 5 (porque faço no final de novembro) e os anos que perdi (1 no secundário e 2 na faculdade) foi por calanzisse e não por estar mais "atrasada" que os meus colegas.

    estou de acordo com a pediatra, até porque fiquei chocada quando no verão a minha cunhada me disse que o meu sobrinho Miguel, para entrar para o colégio - 5º ano - tinha que fazer um exame de admissão e depois os que passassem nesse exame (composto por ciencias, inglês, português e matemática - portanto são 4) iam a uma entrevista com o conselho pedagógico (!) para serem seleccionados. Imagina agora o peso aos ombos dessas crianças que têm aos 9 anos que se submeter a isso.

    xxx

    A

     
  • Às 10:59 da manhã , Blogger Liliana ♥ disse...

    Olá!!
    Cada criança tem o seu ritmo de crescimento...também acho estúpidez uma criança ainda tão novinha, ter q reconhecer uma série de cores...Eles têm mto tempo p crescer...nós, pais, professores temos cada vez mais estipulado q os nossos filhos têm q crescer à velocidade da luz, aprendendo tudo aquilo q nós queremos...mas ñ é assim q funciona...

    É como dizes não vai ser por ele não saber algumas cores, q ñ vai ser bom aluno!vai sê-lo de certeza!

    Ah, e manda a educadora dar uma curva...

    bjs grandes e obrigadinha pelos comentários no nosso cantinho!!!

     
  • Às 11:10 da manhã , Anonymous Anónimo disse...

    Cada criança tem o seu próprio ritmo...e nós temos de respeitar e saber crescer com eles.

    Beijinhos e boa semana

     
  • Às 2:31 da tarde , Blogger Smas disse...

    Olá. linda!
    Deixa-me primeiro desejar os parabéns (mais que atrasados, eu sei!) ao teu filhote e a ti que fizeste 4 anos de mamã.
    Benvinda aos "inta" eh eh eh.
    QUanto à entrada na escola eu tenho uma amiga que a filha nasceu a 4 de Janeiro e podia entrar para a escola este ano, mas ela optou por esperar mais um ano porque achou que a filha não estava preparada.

    A escola do meu filho é diferente e ele tem de saber uma série de coisas e teve de fazer um exame para entrar (que por acaso também exigia saber cores entre outras coisas). Acho que leste que eu descrevi o exame, mas acho que tu é que terás de decidir o que é melhor para o teu filho consoante aquilo que vês que ele se vai desenvolvendo.
    Eu noto que o meu este ano cresceu imenso, mas como é de Maio,entra para a escola aos 6.
    Bjs com falta de tempo de andar por aqui...

     
  • Às 10:34 da manhã , Blogger XanaA. disse...

    Também concordo que hoje em dia se exige demais às crianças. Se não aproveitarem a infância para brincar, quando é que o vão poder fazer? :S

    Em relação à entrada na escola, penso que cinco anos é muito cedo. Eu optaria pela entrada aos seis anos. Os miúdos que fazem anos em Janeiro ou em Fevereiro também entram com seis, e não fazem anos muito depois dos que nasceram em Dezembro...
    Eu entrei para a escola com cinco anos (sou de Novembro) e acho cedo. Até acho cedo que a M. entre para a escola com seis anos em Setembro, tendo festejado o aniversário no final de Agosto...
    Se o colégio que frequenta tiver boas soluções para uma criança de seis anos, por que não continuar lá mais um tempo?

    Beijocas

     

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial