Filhos e Companhia

O presente, um pedacinho do passado, os sonhos e desejos do futuro de uma família em crescimento...

11/24/2005

O Parto

Quase a chegar às 40 semanas, o Henrique não mostrava muita vontade de conhecer a sua mãe por fora, o pai e o mano...À excepção de umas leves contracções, uma dor estranha e aguda que me prendia os movimentos das pernas, nada!...

Até que no dia 31 de Setembro quando me preparava para levar o mano ao colégio, reparei que estava a perder o rolhão, nada de especial, pensei, do Rodrigo comecei a perder às 36 e ele só nasceu às 39 semanas. Nessa manhã, assisti à 1ª aula de natação do Rodrigo, babei com o seu sorriso e registei-o em fotos.

Passei a tarde a arrumar o que estava arrumado, troquei a cama do Rodrigo, limpei o que estava limpo e finalmente fui buscar o Rodrigo ao colégio.

Para além do rolhão ia perdendo um pouquinho de liquído, mas muito pouco.

Depois de alguma insistência da futura tia, lá decidi que no final do dia ia até à maternidade...

O pai chegou, fomos jantar fora.

O Rodrigo foi todo contente dormir com a madrinha e o primo e eu tentava conter a vontade de o abraçar com força e controlar o nó que me apertava a garganta e quase me inundava os olhos de lágrimas...Disfarcei bem e acho que ninguém percebeu...

Eram sensivelmente 21.00 h quando chegamos à maternidade, não entramos logo, apetecia-me andar bastante, afinal as contracções eram ainda muito fracas...Andámos (eu e o pai), à volta dos pavilhões da Estefânia, cerca de uma hora falávamos e riamos, até que lá resolvemos entrar e fazer a inscrição. Fui observada, estava com 3 dedos de dilatação, preparam-me, e lá subimos até ao bloco de partos.

Colocaram o soro e perguntaram se queria epidural, disse que não. Uma enfermeira insistia: "Não quer epidural porquê? Depois vai querer e já será tarde"...

A dilatação seguia lenta, cerca de 1cm de 2 em 2 horas. A conversa com o pai foi esmorecendo à medida que as horas passavam e às tantas, já dormia eu e o pai todo torto.

Às 6.00 h da manhã, o enfermeiro informou que iriam administrar ocitocina para acelerar a dilatção e todo o processo de parto e aí decidi que se ainda fosse possível queria epidural, a ocitocina provoca contracçoes muito fortes...Ainda estava a tempo e administraram epidural. Cerca das 8.00 h comecei a sentir a cabeça do meu bebé a pressionar bastante no fundo, toquei a campainha e logo apareceu a médica para a qual a obstetra que me assistiu na gravidez me recomendou para consulta de referência e me transmitia por isso bastante confiança...A médica confirmou que era a cabecinha do bebé e que estava finalmente na hora!

Fiz força 3 ou 4 vezes sem qualquer resultado, o bebé estava "preso" no osso pélvico, até que a médica pediu os forcéps à enfermeira e eu quase entrei em desespero. O enfermeiro que estava à minha cabeceira, resolveu fazer uma última tentativa e enquanto eu fazia força, pressionou sábiamente o braço sobre a minha barriga e o meu bebé começou finalmente a passar... mais 3 puchões e tinha uns pezinhos lindos à frente do meu nariz e aí já não fui capaz de me conter e ás lágrimas surgiram...Não chorei de dor, nem de alívio, chorei de emoção e felicidade!

Mostraram o meu bebé, mas muito de fugida. Fizeram a recolha de células e lá me levaram para o recobro, onde comi com grande satisfação um pão-de-Deus, tão duro que se acertasse na cabeça de alguém certamente causaria danos, um pacote de leite e um pacote de bolachas...

Finalmente deram-me o meu bebé para que o amamentasse, à semelhança do irmão, parecia já ter muita experiência no assunto e "pegou" imediatamente! E eu aproveitei para o "namorar",lindo o meu menino, era tudo o que eu tinha sonhado, desejado e muito mais!...

À tarde tive muitas visitas, mas a mais ansiada foi sem dúvida a do meu filhote grande... Ficou um pouco surprendido de me ver ali, no primeiro instante pareceu não associar o bebé que dormia no berço, ao mano que estava na barriga da mãe, e isso só aconteceu quando lhe o colocamos ao colo...

Acabei por levar epidural, os forcéps acabaram por não ser utilizados, e apesar de ter sido necessário episiostomia, está foi bem pequena e cicatrizou rápidamente. A médica foi excepcional, bem como toda a equipa e o "tal" enfermeiro merece a minha gratidão eterna apesar de não ter tido oportunidade de lhe dizer...

10 Comentários:

  • Às 3:02 da tarde , Blogger Ana F. disse...

    Ó pá, também quero!!!!
    Oxalá que, se tiver um segundo rebento, o parto não seja difícil...

     
  • Às 10:22 da tarde , Blogger barbarayu disse...

    Olá querida Sandra!

    Nem imaginas a quantidade de vezes que vim cá sebar novidades e confesso que já estava a ficar preocupada...
    Mas vejo, com alegria, que está tudo bom convosco :)
    Uma grande grande grande beijoca para vós os 4 de nós os 4!

     
  • Às 11:10 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

    Querida Sandra:
    Que feliz que fiquei hoje, ao abrir o meu blog, estava com saudades tuas, e tambem estava preocupada sem noticias, vim aqui muitas vezes, e tambem no portal da clix, fiquei a saber na altura queo Henrique já tinha nascido, mas depois não soube mais nada. Muitos parabens por mais este milagre na vossa vida.
    Tambem estou muito feliz de saber que correu tudo bem.
    Tambem quero um dia conhecer-te e vai surgir uma opurtunidade.
    Obrigado por existires.
    Muitos beijinhos
    Anita

     
  • Às 3:37 da manhã , Anonymous Anónimo disse...

    Ainda bem que correu tudo bem!
    E esse enfermeiro merece mesmo a tua gratidão. Eu também tenho medo dos forcéps.
    Bjs

     
  • Às 10:58 da manhã , Blogger LP disse...

    Tenho de conhecer esse menino!

    Beijinhos

     
  • Às 12:11 da tarde , Blogger PM disse...

    Aleluia!!!!
    Perdi a conta as vezes que aqui vim para ver se tinha noticias!!!
    Fico feliz por ter corrido tudo bem e por vos ter de volta!!!! Beijocas grandes ;)

     
  • Às 1:03 da manhã , Blogger Diana disse...

    Olá,

    bem que parto maravilhoso :)

    Muitos Parabéns!

    Já começava a ficar preocupada, nunca mais tivemos noticias tuas, mas foi por uma boa causa a tua ausência!

    Beijocas grandes
    Diana e Beatriz

     
  • Às 6:38 da tarde , Blogger Jolie disse...

    Esse enfermeiro merece mesmo os parabéns!

    Um beijinho

     
  • Às 12:02 da tarde , Blogger Fitinha Azul disse...

    Adoro estas histórias...;)

     
  • Às 7:00 da tarde , Blogger XanaA. disse...

    O parto da M. foi para esquecer, infelizmente... Por isso, quando leio relatos como o teu, fico muito contente e com esperança que numa próxima vez corra bem melhor!

    (Até hoje, ainda não consegui escrever o relato do parto da M., em parte porque foi uma experiência algo traumatizante, em parte porque será um post muito longo e, por isso, exige muito tempo e concentração...)


    Bjs

    miminhos
    de pano

    flor de leite

     

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial