Filhos e Companhia

O presente, um pedacinho do passado, os sonhos e desejos do futuro de uma família em crescimento...

4/29/2006

O meu "grávido" / machista!

O grande enfia a cabeça do irmão debaixo da camisola, ri-se e diz: "Olha mãe, tenho bebé!"

O pequeno, em vez de se aborrecer com estas brincadeiras, acha imensa piada!


...

O grande tinha uma "paixoneta", a C. Uma bonequinha, linda mas muito vaidosa, adora colares, pulseiras, pinturas! Sim, uma "pirralha" de 3 anos que anda sempre de unha pintada (das mãos e dos pés, não brinca em serviço), sombra nos olhinhos, etc.

De à uns tempos para cá o grande, começou a dizer que a C. já não é "a namorada" e comecei a perceber a sua proximidade com a I. que é também uma bonequinha, linda, mas mais prática, estilo "Maria-rapaz", o mesmo que eu tinha na idade deles!

Eu - "Filho, a C. já não é tua namorada?"

Ele - "Não, é a I. F.!"

Eu - "Então, já não gostas da C.?"

Ele - "Não, ela usa pintúias..."

...

O meu grande, hoje faz 40 meses! Os mais felizes da minha vida!

4/26/2006

Já passou!

Fez ontem uma semana, enquanto acabavamos de jantar o Rodrigo foi para a sala ver o canal panda (ninguém o segura à mesa), caiu, eu não liguei. Choramingou, o pai foi ver o que se passava e chamou-me. Estava com a boquinha cheia de sangue...Bateu com a boca, feriu o lábio inferior, magou a gengive e os dois dentes de cima ficaram a abanar...

Melhorou mais rápidamente do que se previa. Rápidamente os dentes se (re) fixaram e o lábio recuperou!

Eu no meu dia de aniversário, comecei a sentir-me esquisita, mal disposta, com febre e o peito esquerdo (sempre o mesmo) encaroçado e um pouco vermelho (aconteceu-me o mesmo, tinha o Henrique 3 semanas)...Ben ur on, maxilase, massagens, água morna e um menino muito mamão, na tarde do dia seguinte já estava bem melhor!

Já passou!

4/25/2006

29 anos!

Fiz ontem, dia 24!

O dia foi passado parte a trabalhar, outra parte com os filhotes e acabou com um jantar com os meus pais, irmãos e sobrinhos.

Sou do signo touro, pois! Sou teimosa, persistente, pragmática, orgulhosa, impulsiva...Acima de tudo sei bem o que quero e quando me proponho a algo, o difícil é não conseguir. Não sou de ficar a chorar sobre "o leite derramado", nem de pensar no que poderia ter sido. Sou do aqui e do agora, não há cá embaraços. Não sacudo o pó, parto a louça. É raro procurar o ombro de alguém para chorar, (mesmo que precise muito), mas sou muitas vezes o apoio de alguém. O que realmente me tira do sério é o cinísmo, a injustiça. A teoria do "quem me as faz tem que me as pagar" é muito válida para mim, mas sem jogos sujos, nada por debaixo do pano, é de frente mesmo. Digo na cara de quem quer que seja, doa o que doer. Não engulo sapos, e às vezes pago caro por isso. Se não me identifico com as pessoas, pura e simplesmente não me envolvo e isso às vezes faz com que pareça antipática, anti-social e mais-não-sei-quê, paciência quem não gosta ponha-à-beira-do-prato. Quando gosto, gosto mesmo e protejo, mimo, zelo, apoio e confio, "vou até ao fim do mundo".

Bem... ao reler isto assustei-me. Não sou assim tão má, a sério. Também tenho coração e penso mais com ele do que com a razão.

O que mais gosto na vida, é de ser mãe, e estes dois meninos, são sem dúvida o melhor presente que a vida me dá todos os dias!

Sou assim, e não mudava nada, nem os muito defeitos...

4/11/2006

A rir é que eles se entendem!

- O mais novo "dobra" o riso com as macacadas do irmão;

- O mais velho ri-se à gargalhada da reacção do irmão;

- O mais novo "dobra" o riso com as gargalhadas do irmão;

E eu vou apreciando o espetáculo e rio, porque eles riem!

4/08/2006

O meu excesso de peso!

Eu: 55 kg, (sou minorca, mas pouco tenho 1.65 m)

Ele: 9.150 Kg, no dia 28 de Março, 4 dias antes de completar 6 meses e portanto alimentado em exclusivo com leite materno!

Não vai passar...

...Infelizmente, tenho consciência que, as razões que motivaram o mau dia que descrevi no post abaixo, não vão passar!

Era uma sortuda, fazia o que gostava e era reconhecida por isso. Acordava com aquela alegria, energia e vontade. Era no trabalho que encontrava muitas vezes o refúgio do que corria menos bem, agora é ao contrário.
Adorava o que fazia e tudo corria muito bem até a minha vida pessoal e consequente disponibilidade ter mudado...Parece que o tipo de actividade não se compatibiliza com a maternidade, pelo menos não com a minha, que implica que os meus filhos, a minha família seja a minha prioridade. Não mudou o brio e o profissionalismo, mas mudaram a perspectiva de quem avalia o meu trabalho...

É um ciclo, 5 anos que começam a chegar ao fim, pelo menos para mim.

Não suporto sentir-me assim, revoltada, irritada, triste e pior que tudo isto, desmotivada...

Tenho objectivos bem delineados, só espero alcançá-los no timming certo.

Até lá, vou dar o melhor que conseguir.

4/05/2006

Dias...

Hoje foi um daqueles dias...

Estou mesmo a precisar recomeçar...

É incrível como se passa de bestial a besta...

P.S. - No fundo sei que o que realmente é importante está bem e recomenda-se o resto é acessório, mas existem dias difíceis de digerir...

4/04/2006

Afinal...

…Ele não engoliu o botão…O botão acabou por simplesmente aparecer, milagrosamente, na cozinha…

E nós apanhamos um valente susto! Era capaz de jurar que o tinha engolido, quando lhe tirei a bata da boca, a seguir a ele se ter engasgado, o botão não estava e aquele pedaço do tecido estava húmido da baba…Pensei que ao sugar, tivesse engolido…

Foi primeira vez que recorri às urgências do hospital com um deles e foi desnecessariamente, antes assim!...

4/01/2006

6 Meses

Nunca sequer me surgiu a típica questão: "Será que o vou amar tanto como o primeiro?", tinha a certeza que sim, mesmo antes de confirmar que já crescia dentro de mim! Só o podia amar com a mesma grandeza, pois o desejo da sua existência, a expectativa e o deslumbre da gravidez foi vivido com a mesma itensidade.

Durante 9 meses imaginei-o moreninho como o irmão e com os mesmos olhos, grandes, negros, lindos...Afinal, nasceu lourinho, e com olhos cor de avelã e... Igualmente lindo! As expressões, essas são idênticas, a mesma boquinha, o mesmo rostinho enquanto dorme.

Num geral é calminho, sorridente. Comeu na 6ª feira a primeira papinha, ainda chucha na colher.
Tens dois dentinhos em baixo e os dois de cima, quase, quase, a romper. Já se senta sem apoio. Sempre reagiu imenso com o irmão, antes mesmo de nascer mexia muito quando o ouvia e agora abre um sorriso enorme, enquanto agita os braços e as pernas cada vez que o mano brinca com ele.

Não será surpresa se disser que nos faz muito, muito feliz e que ao olhar para ele, parece que sempre fez parte de nós.

Amamos-te muito filhote!