Filhos e Companhia

O presente, um pedacinho do passado, os sonhos e desejos do futuro de uma família em crescimento...

11/29/2005

O Mano Grande


Sempre que imaginava o momento em que o Rodrigo via o irmão pela primeira vez, ficava emocionada.
Apesar de no primeiro momento não ter associado o bebé ao mano, isso aconteceu quando o "pegou ao colo", foi muito ternurento, deu-lhe muitos beijinhos e trocaram prendas que tinhamos comprado anteriormente.

Sai da maternidade com umas saudades quase doentias do Rodrigo, como se não o visse à meses. Queria ser eu a fazer tudo, dar banho, adormecer... E o Henrique, felizmente, permitia que tivesse disponibilidade para isso. No entanto, notei que inicilmente o Rodrigo se afastou um pouco de mim, queria o pai para tudo e eu era dispensada. Apesar de saber que se tratava apenas de uma fase, devo confessar que inicialmente, esta reacção me fez sofrer um pouquinho. Agora esta situação vai sendo gradualmente ultrapassada e tudo se vai equilibrando.

Com o mano, no entanto, ele sempre se mostrou muito carinhoso. Todas as manhãs e á tarde quando regressa do colégio sauda o mano, com um ar paternal, um sorriso ternurento, e gostoso: "Olá! Bum dia!", que me derrete o coração.

Gosta de ajudar a mudar a fralda e por "peme", ou seja, creme, e nós também vamos incentivando esta ajuda, pois sentimos que se sente valorizado.

Como já referi, o facto de o Henrique ser bastante calminho, também ajudou a que a nossa rotina não se tenha alterado tanto, permitindo que brinquemos com o Rodrigo e que este tenha tanta ou mais atenção que antes.

No colégio a história que mais conta aos amiguinhos, é que o mano bebe leitinho, nas maminhas da mãe. Mas não gosta que os amiguinhos toquem no mano, e subtilmente trata imediatamente de cobrir a cadeirinha com uma fralda assim que os vê aproximar!

Mas no geral esta adaptação tem sido bastante pacífica, salvo este afastamento inicial e umas birrinhas a mais, não notamos grandes retrocessos. Estamos todos mais ricos, temos mais um bebé!

5 Comentários:

  • Às 6:12 da tarde , Blogger barbarayu disse...

    Sabes, Sandra, essa angustia dos primeiros dias estou eu a sentir agora... e como tu soubeste tão bem descrevê-la... Quando estou a dar de mamar ao André (o que acontece quase sempre que o Vasco se levanta pela manhã) o Vasco não se aproxima de mim, ou se o faz é para pedir para pousar o maninho na cama...
    Eu sei que é uma fase (obrigada por me lembrares) passageira e, que para além desses pequenos ciúmes o Vasco adora o irmão, mas gostava de ter toda a disponibilidade de outrora para o meu principe grande...
    Mas tudo vai resolver-se, tenho a certeza.

    Obeigada e uma beijoca para os 4!

     
  • Às 12:03 da tarde , Blogger Flores disse...

    E td está bem, qdo acaba bem. E é mm só uma questão de tempo q eles vão passar os melhores companheiros. :-)

     
  • Às 12:05 da tarde , Blogger Fitinha Azul disse...

    a reacção do teu filhote a tapar o o mano é igualzinha ao do Kiko com 5 anos...;)
    Beijinhos e vão ser grandes amigos vais ver

     
  • Às 6:54 da tarde , Blogger XanaA. disse...

    Ainda bem que tudo corre pelo melhor!

    Bjs

    miminhos
    de pano

    flor de leite

     
  • Às 3:59 da manhã , Blogger Smas disse...

    O essencial a meu ver é não alterar muito a rotina do mais velho.Por aqui também correu sempre tudo muito bem.
    Bjs

     

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial