Filhos e Companhia

O presente, um pedacinho do passado, os sonhos e desejos do futuro de uma família em crescimento...

12/14/2006

Espírito de Natal

Dezembro é um mês que me trás alguma nostalgia, uma miscelânea de sentimentos…

Foi o mês em que:
Foi o mês em que casei (2000);
Perdi o meu primeiro bebé (2001);
Nasceu o meu primeiro filho (2002);
Faleceu a minha avó (2004)…

Talvez por isso o meu espírito de Natal seja tão vago. Não me sinto triste, pelo contrário, simplesmente não sinto a magia do Natal.

Claro que montamos uma árvore cheia de bolas e luzes, temos um presépio e luzes na janela e tudo isto faz as maravilhas do Rodrigo. Já a percepção do Henrique é certamente diferente, o que ele gosta mesmo é de arrancar as bolas da árvore, que portanto, já está completamente "desfalcada" na parte inferior e no presépio temos um Rei Mago decapitado e outro com uma mão amputada…

Também já compramos as prendas para a criançada (7 sobrinhos + filhos de amigos), só falta comprar as dos nossos filhos e a dos adultos.

Quando o final do ano começa a aparecer no horizonte, fico algo ansiosa, na expectativa: "O que é que me vai acontecer este ano?". Como se depois de todos os antecedentes, este mês, não tendo nenhum acontecimento único e memorável previsto, (como o casamento ou nascimento de um filho), tivesse que obrigatoriamente ter algo mau, triste e inesperado.

Às vezes sinto-me mal por não estar completamente embebida da magia do Natal (seja isto o que for). E sinto-me uma ingrata quando leio o que as Mães de alguns Anjinhos escreveram…Aquelas Mães, que não vão poder ter os seus Anjinhos no colo…E imagino a minha papoila, rodeada desses Anjinhos, embevecida das suas brincadeiras, do som dos seus risos, imagino a sua expressão do olhar, a mesma de quando nos via brincar. Imagino o seu sorriso com alguns desses Anjinhos ao colo. Imagino-a ajeitar, com os seus dedos, os caracóis dos cabelos de alguns desses Anjinhos, como fazia com os nossos…

Sinto o coração cheio, sem dúvida, mas isto acontece sempre que olho para os meus filhos, que os vejo brincar, que os vejo dormir, que ouço a sua respiração, os seus risos, que sinto o cheiro deles…Mas não sinto a tal Magia, o Espírito de Natal. Talvez sinta um bocadinho disto na noite de 24 e ainda vou a tempo, não?!

7 Comentários:

  • Às 3:38 da tarde , Blogger Miduxe disse...

    Não te forces !!
    Eles vivem o natal felizes e isso pode ser o suficiente para ti! Porque razão é que temos todos que ser felizes, simpàticos e amiguinhos com datas marcadas!?
    bjs

     
  • Às 4:02 da tarde , Blogger InêsN disse...

    como te compreendo...

    (a "tua" pediatra é a Dra. C.B.?)

     
  • Às 4:19 da tarde , Blogger InêsN disse...

    (então foi a tua que me deu o puxão de orelhas no sábado ;p)

     
  • Às 4:52 da tarde , Blogger LP disse...

    A magia não tem hora nem data marcada...

    Beijo para ti

     
  • Às 5:52 da tarde , Blogger Ana disse...

    Nao sabia que tinhas perdido o teu bebe, lamento tanto.
    Se fosse viva a minha filha tinha 12 anos, como sinto a falta dela, nao ha vez nenhuma que va comprar roupas para a Xana que nao de uma olhada nas modas para meninas mais velhas, faco comparacoes com as filhas de casais amigos que teem meninas dessa idade.
    Ja nao falo destas coisas com ninguem, agora eh so para mim, mas nao posso, nem quero me esquecer da minha querida filha, ate ao ultimo minuto da minha vida ela vai estar sempre comigo...pronto ja estou a chorar...

     
  • Às 2:24 da tarde , Blogger Rita disse...

    Acho que a perda de um filho deve ser algo indiscritivel e tenho muita dificuldade em dizer algo porque acho que so quem vive um drama desses é que pode avaliar o que sente.
    Por isso deixo apenas um beijinho e muita força!!!

     
  • Às 12:25 da tarde , Blogger kriz disse...

    é no misto de sentimentos que temos dentro de nós que descobrimos a capacidade inata de viver tudo com requinte! o sentimento, seja ele qual for, tem sempre algo de bom, nem que seja para nos sentirmos vivos!!

    feliz natal!!
    bjs***

     

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial