Filhos e Companhia

O presente, um pedacinho do passado, os sonhos e desejos do futuro de uma família em crescimento...

9/20/2007

Manhãs...

Salto da cama por volta das 6h40, tomo o meu duche, visto-me, se estiver inspirada ponho um pouco de maquiagem, preparo o meu pequeno almoço e o deles (continuam a beber 300 ml de leite com papa no biberon e não querem outra coisa)

Acordo-os por volta das 7h40, o mais novo acorda bem disposto, dá-me muitos beijinhos e abraços e eu fico um bom bocado a namorar com ele.

O mais velho acorda por norma mal disposto e não aceita mimos pela manhã, implica à primeira oportunidade, chama pelo pai porque sabe que ele já não está em casa e lembra-se das coisas mais estranhas só para poder fazer a sua birrinha matinal, lá o tento levar com calma, mas o choradinho dele deixa-me à beira de um ataque, principalmente quando ele se recusa a colaborar e eu vejo o tempo a passar e a perspectiva de chegar atrasada ao emprego se torna cada vez mais real...

Saimos de casa às 8h00/ 8h10 eu a transpirar em bica e com as pernas a tremer, o mais velho fica feliz da vida no colégio depois de se despedir com muitos beijos e abraços e o mais novo que ao inicio choramingava para ficar, agora fica bem, começa imediatamente a brincar com os briquedos da sala.

Só relaxo quando entro no comboio e me sento (nem sempre) para apreciar a leitura dos meus autores preferidos.

Etiquetas: ,

9/14/2007

Adormecer - Tarefa Fácil!

Depois de quase 2 conturbados anos em que o pequenino só adormecia agarrado à mama e eu exausta acabava por adormecer com ele, agora... É só deitá-los aos dois na mesma cama:

- ouve-se pequenino choramingar...

- ouve-se o mais velho: "Temos de fazer ó-ó agora, mano!" E desata a cantar uma versão acelerada de: "Lua, lua vais no céu, por entre a estrelas como um barco a navegar, vais para oeste linda lua, vais para oeste e eu vou-me deitar..." E outra vez ...e outra...Até que de repente...Silêncio!

Não querendo ser mazinha, mas sendo ainda assim, acho que o pequeno adormece só para não ouvir o irmão!... Mas, o que é certo é que, desta forma, me posso dar ao luxo de ver um bocadinho de televisão antes de dormir, coisa que já não fazia há muito tempo!

Etiquetas: ,

9/12/2007

Vida

Passaram quase 5 anos desde o dia em que o meu marido me ligou a pedir para ir ter com a sua irmã pois tinham acabado de receber a noticia que o marido dela tinha falecido...

Ele, tinha a nossa idade, era militar e estava destacado em missão no exterior...

Não tomei consciência da realidade... não, não podia ser. Ela estava grávida e ele nem ia conhecer o filho...Não podia ser verdade!

Só acreditei quando cheguei a casa dos meus sogros...Lembro-me que a casa estava cheia de gente, mas a única imagem que guardo é de a ver sentada no sofá, no meio de dois militares, com um sorriso nos lábios, mas com os olhos inchados, vermelhos e rasos de lágrimas. Apeteceu-me fugir antes que ela me visse...Não sabia o que lhe havia de dizer...Não disse nada...Só nos abraçamos e choramos.

...

5 meses depois tive o privilégio de assistir ao nascimento do seu filho. Passei a noite em claro. A tocar à campainha a pedir às enfermeiras para me deixarem entrar. Não queria que ela ficasse sozinha. Lá me deixaram finalmente entrar. Conversamos sobre tudo e sobre nada, até a conversa começar a esmorecer e dar lugar ao sono de ambas. Mas eu, sentada num banco muito pouco confortável, só lhe perguntava: "Então pá, ainda não estás com vontade de fazer força?". Nada, ela estava na maior, graças à bendita epidural! Até que o momento chegou. Força e mais força e nada. Vejo cortar e pareceu-me ver o chão fugir-me dos pés. Ela a dizer-me: "Chega-te para trás. Estás maldisposta?". E eu a pensar que devia ser eu a dar-lhe apoio...Mas eu também tinha parido apenas à 9 meses e ainda estava tudo muito à flor da pele.

Finalmente o meu afilhado, que segurei nos braços acabado de nascer. Lembro-me de olhar para ele e ver...o pai.

Faz hoje 4 anos!

Admiro a cumplicidade deles. Ela vive para ele, como qualquer mãe vive para os filhos é certo mas, percebo que é dele e por ele que ela extrai toda a força. Raramente a ouço lamentar-se. Foi criada no meio de 3 irmãos rapazes e isso também teve alguma influência na mulher forte e determinada que é, mas admiro-a e sei que é recíproco.

Etiquetas: , ,

9/11/2007

A sinceridade das crianças...

Durante as férias e num dos dias em que estive sozinha com eles, tinha combinado com o pai que quando este chegasse, eu iria à depilação. Como o pai não chegou à hora prevista, ou desmarcava a depilação em cima da hora ou...os levava. Optei pela 2ª hipótese. Eles portaram-se lindamente e eu sai de lá mais bonita.

No caminhho de regresso a casa respondi às várias perguntas do mais velho: " as senhoras tiram os pêlos para ficarem mais bonitas, os homens...não precisam! Etc...".

...

Na passada 6ª feira resolvemos ir a um conhecido restaurante de fast food, enquanto aguardavamos a nossa vez na fila, o mais velho ao meu lado, pega na minha mão, começa a levantar-me o braço e a olhar fixamente e eu... a ver a minha vidinha a andar para trás, quando este constata com a maior das naturalidades: "mãe estás a precisar de tratar dos pêlos!..."

O senhor atrás de nós sorriu-me e eu devolvi o sorriso mas com vontade de "apertar o pescoço" do meu primogénito! Sacana, a t-shirt nem sequer era de manga à cava.

Etiquetas:

9/07/2007

23 meses...

23 meses de ti, feitos no dia 01 deste mês!

E parece que sempre foste meu. Quando sinto o teu cheirinho doce, o toque da tua pele, quando te fico a observar quando dormes e tenho a sensação que o coração não me cabe no peito...És meu, não és um sonho...Ou melhor és um sonho tornado realidade. Vieste quando alguém muito querido se foi e eu acho que foste enviado por esse Anjo.

Se fechar os olhos ainda consigo ter a sensação de te carregar no ventre. A alegria, expectativa, o deslumbre, o verdadeiro estado de graça...Porque sorvi cada segundo desta fase, cada movimento teu, as formas que se alteravam, os teus movimentos.
Não, a alegria, expectativa e deslumbre da segunda gravidez não é diferente da da primeira, é igualmente intensa.

Adoro-te meu amor!




Etiquetas:

9/06/2007

Voltamos!

Sim, amiga Ana. E já voltei quase à duas semanas. Mas ainda não me tinha apetecido escrever e o tempo também é pouco...

E em jeito de (longo) resumo:

O mais novo

Depois de quase 5 semanas com os pais (2 semanas juntos e 2 semanas alternados) de férias, muita praia, muitos passeios e muita brincadeiras o meu "gôdo", já não está tão "gôdo", está mais alto, mais rapazinho e menos bebé.

Neste tempo passou a verbalizar muito mais. Diz praticamente tudo, algumas coisas muito à maneira dele.

Passou as férias a perguntar constantemente, “tá a fazei?”, e se não lhe respondo logo, volta à carga com ar zangado: “tá a fazei, mãeiiiii??”, mas o que aplica mais é mesmo o “não”, raramente diz “sim”, diz mais “tá bem”, “o mamo (mano)?”, “as minhas (maminhas)”, “qué pão, qué báxa (bolacha)”, “qué péu (chapéu)”, “qué pato (sapato quando se quer “pirar” para o quintal)”...

Desde Julho que anda a fazer "greve" à sopa e só diz, "tá tuenque (quente)", "na tece (não apetece)" ou "na pesta (não presta)".

Na praia as pessoas acham-lhe piada e quando se metem com ele, ele enfia o boné pela cabeça abaixo para tapar os olhos, ou põe as mãos nos olhos e fica imóvel, até que a pessoa desista e se afaste...

O mais velho

Cresceu imenso, em tamanho e em maturidade. Está um homenzinho o meu primeiro bebé. Está ainda mais morenaço, um borracho às vezes fico a olhar para ele e a pensar que "vai partir muitos corações"!...

Vibrou quando fomos para o Algarve. Viajamos de noite e chegamos já perto das 2h00 da manhã. Os dois já dormiam no banco de trás. Assim que o pai estacionou, ele abriu os olhos, verificou onde estavamos e esboçou um enorme sorriso...Ele que tem um péssimo acordar, é birras, atrás de birras...

No inicio das férias queixava-se que tinha saudades dos coleguinhas e da namorada M. Depois lá se foi esquecendo.

Tem conversas...Está uma fabulosa companhia!

Eu

Três semanas fora, intensificaram o meu desejo de mudar, de conseguir um novo projecto profissional que me permita mais tempo para os meus filhotes...Mas também me ajudaram a descansar, a aligeirar certos "problemas" e a usufruir daquilo que mais gosto de ser - mãe.

...E a pergunta que mais se fez ouvir nas nossas férias, a par do "tá a fazei?", foi: "Alguém viu a minha mola de cabelo?"...

Conhecemos estes amigos lindos e adoramos. O boneco é um verdadeiro boneco, um borracho. A amorinha é linda, um doce e digo-vos que tem uns olhos LINDOS, expressivos, doces e escuros como o dos meus amores. E a mãe, sinto que já a conheço à muito tempo. Adorei!

O Pai

Nos dias em que esteve só com eles, enviava-me fotografias por telemóvel, eles na praia, a confecção dos almoços, tipo carapaus a grelhar e outras que tais...Queria mostrar que se desenrascava e que é muito prendado. Mas perguntava-me todos os dias: "Chegas às 19h00, não chegas?" :o)

E...continua sem fumar!


Etiquetas: