Filhos e Companhia

O presente, um pedacinho do passado, os sonhos e desejos do futuro de uma família em crescimento...

10/27/2006

Por pouco...


Não mandava o miúdo vestido de abóbora hoje e na "escola" festejam o Hallowen só no dia 31, ou seja, próxima 3ª feira…

Enviaram uma circular há cerca de 2 semanas a informar sobre vários assuntos, um deles era a festa de Hallowen e não sei porquê assumi que a festa seria hoje. Ainda bem que uma luzinha iluminou a minha mente-deturpada- pelo-sono e fui confirmar ao calendário que enviam no início do ano lectivo.

10/26/2006

Óoooh coitadinhos!

Uma do pai lá de casa:

Ele - "Encontrei o vizinho. O bebé deles nasceu hoje a fórceps e é uma menina! Acho que foram para lá ontem à noite e o bebé só nasceu hoje de manhã...Coitado, estava exausto!"

Eu - "Realmente, coitadinho dele.... Grande sortuda ela, que deve ter sofrido toda a noite com contracções, ainda se "esfalfou" para dar à luz e tem pela frente a recuperação do parto!"

10/25/2006

Rentabilização



O Pai comprou-lhe um chapéu de chuva, que ele já pedia à uns dias. Ficou tão, mas tão entusiasmado que todos os dias o quer levar para a "escola". Sai do carro e abre o chapéu (só por acaso não está a chover*), sai da "escola" e abre o chapéu (só por acaso não está a chover*) e só-por-acaso, também, esta cena já se repete à 3 dias!

* Só por acaso mesmo, porque este tempo já me enjoa!

10/24/2006

Diferentes Perspectivas

Ontem uma mãe comentava que a sua menina era muito "apegada" a ela, muito mimada, por ser filha única. "Tem os mimos só para ela", dizia. Eu sorri. Sorri e pensei, tenho dois filhos e ambos são únicos também. Únicos porque são distintos, diferentes fisicamente e em termos de personalidade e são amados assim. Aquele amor que não se esgota que cresce no peito como não imaginava ser possível. São mimados como únicos, são valorizados como únicos e somos exigentes com eles como seres únicos que são. Tentamos sempre que para além dos momentos em grupo (família), tenham o seu momento único, nas brincadeiras, no banho, nos mimos antes de adormecer. Somos cúmplices de cada um, dos dois e num todo…São únicos e são nossos e ainda têm um irmão.

10/23/2006

Já temos barras de idade

Muito obrigada, pela tua paciência, Inês!

10/20/2006

Reacções

Nas minhas visitas por alguns "cantinhos" li algo que me fez lembrar o momento em que anunciei que estava novamente à espera de bebé e que era outro menino.

Estava feliz, muito feliz, a gravidez estava a correr bem, já tinha passado as 12 semanas e estava radiante com a 2ª gravidez. Mas existe sempre quem tenha pouca sensibilidade. Não me incomodavam os comentários, tipo: "Oh que pena, talvez à terceira venha a menina!", porque percebia que era sem maldade e aquilo que é importante para essas pessoas, é para mim completamente indiferente. A resposta era sempre: "Vamos à 3ª sem dúvida, agora se vem a menina ou não…não nos interessa!" e ficava tudo com cara de quem estava a pensar: "Loucos, ninguém com mente sã pensa ter 3 filhos nos dias de hoje!", porque realmente a resposta que esperava era: "3º nem pensar, "cruzes-canhoto", 2 já me chegam e "trá-lá-lá-trá-lá-lá!".

Incomodou-me sim aqueles comentários que percebia conterem algum despeito pela nossa felicidade. Recordo-me de ter ouvido barbaridades da boca de alguém próximo, de alguém que gosto, que já me ajudou e que eu ajudei no momento mais triste da sua vida…Esse alguém deixou a parte azeda da sua vida falar mais alto em alguns momentos e apesar de a vida ser curta de mais para nos prendermos ao que não interessa, ficaram algumas farpas que me custam a digerir…Gosto da pessoa, confio nela, seria capaz de a ajudar no que precisasse, sei que posso contar com ela, mas não me esqueço e também ela não me deixa esquecer porque, ainda que inconsciente, noto a diferença de tratamentos para com os meus filhos.

Hoje os comentários já são quase inexistentes, porque quem nos vê com os nossos meninos percebe a nossa felicidade, o nosso orgulho, percebe que melhor "obra" seria impossível!

Costumo dizer que melhor que ser mãe de um rapaz só ser mãe de dois, é óbvio que gostava de materializar a minha Madalena, mas se isso não acontecer não vou ser menos feliz com os meus 3 rapazes (4 se contarmos com o Pai).

10/18/2006

Fresquinha!

À momentos em reunião com a gerência:

Ele - Quando é que entrou a F.?

Ela - Huuuummm.....

Eu - Março de 2005.

Ele - Uau, a isso se chama ter tudo em mente, boa!

Eu - Estive prestes a responder: "Não, só me lembro porque foi quando anunciei a gravidez do H.!" Mas travei a tempo, apenas sorri. Deixa brilhar!

A Estrelinha!

Este post foi dedicado a ela, mas não queria anunciar antes de ver o registo aqui!

Barras de Idade....

Porque é que não coloco barras de idades, perguntam vocês...

Porque como se nota, não percebo nada disto! Já tentei mas não consegui...Portanto se quiserem ajudar esta pobre-alma-que-sou-eu, agradeço!

10/17/2006

Adormecer

…Às 21h00 começa a "marcha das tropas" em direcção à cama, o Pai prepara o biberão do R. (o tal que tem um buraco gigante na tetina), eu deito-me com o H. e ele mama até adormecer, de vez em quando senta-se na cama, olha para mim e exclama: "" e volta a mamar, o R. deita-se depois do biberão, o Pai conta-lhe a historia de quando era "calito": "O Pai, o tio T., o tio P. e a Madrinha, faziam-e-aconteciam a Avó, não-sei-quê"… À uns dias atrás estava no meio dos dois, enquanto o H. mamava o R. confidenciava-me baixinho: "Mãe eu e a J. demos um beijinho", eu: "Gostas dela?", ele: "Acho que sim!". Adormecem os dois na nossa cama, já perto das 22h00…

10/16/2006

Estou a precisar de outro fim-de-semana

Levanto-me às 6h45 para puder tomar o meu duche descansada, visto-me nas calmas e preparo o pequeno almoço do R., um biberão com leite e papa, que ele sorve por uma tetina com um buraco, onde cabe o seu dedo indicador.

O H. acorda às 7h30, visto-o no meio de brincadeiras e muitos beijinhos, quero calçá-lo, mas não encontro os ténis…Procuro feito louca e não encontro, telefono ao Pai em desespero de causa: "Vê na gaveta-de-baixo-do-móvel-da-sala, ontem o R. estava a brincar com eles e acho que o vi a pô-los lá!". Estavam lá! Ténis, na gaveta do móvel?! Porque é que ele viu e não os voltou a arrumar?! $%&//?»#!!! Calço-o e experimento dar-lhe um biberão de leite de pacote, bebeu para meu espanto!

Deixo-o pronto na cadeirinha de comer, entretido com um brinquedo e vou acordar o R. Acordo-o, visto-o, descemos e ao pegar no H. para sair, cheira-me a fralda suja. Volto atrás para trocar a fralda e reparo que tenho de lhe trocar a roupa…As toalhitas estão no outro quarto, peço ao Rodrigo para ir buscar o cesto das fraldas, aparece com o cesto e observa-me meio assustado…Estou stressada e com vontade de chorar e ele percebe…Saímos atrasadíssimos.

Chegamos ao colégio, chove a potes e eu percebo que me esqueci dos calções e toca de natação do R. 2ª feira é o dia da natação. Tenho sempre tudo preparado de véspera e isto nunca me acontece, mas hoje não era o meu dia...Deixo-os e volto a casa, pego nos calções e na toca e regresso ao colégio. Chove a potes e está uma fila enorme para entrar no colégio, venho da esquerda e a senhora que está à direita resolve colar-se ao carro da frente, para não me deixar entrar, deixo-a "ganhar a bicicleta" e estaciono no exterior. Apetece-me deitar-lhe a língua de fora quando chego à porta do colégio e a vejo ainda a tentar estacionar, mas controlei-me!

Entro na sala e o R. está no meio de dois amiguinhos e parecem divertidos. Despeço-me e no meio dos beijinhos, digo-lhe "Obrigada amor, por ajudares a mãe!". Ele fica orgulhoso e a educadora diz-lhe: "Estás a ficar um menino muito crescido R.".

Chego ao trabalho super-atrasada e com a consciência pesada…Não me saia da cabeça a imagem do meu pequenino, com aquela carinha meio assustada e com o cesto das fraldas na mão…

Algumas coisas na minha vida já mudaram, mas ainda existem outras que tenho de mudar…

10/13/2006

Ele pediu um...

...e eu detesto estas "coisas"! E ele não percebe nada disto (acho eu) e só quer porque os primos mais velhos têm...Começa cedo, começa, começa!

10/11/2006

Blháaaarc!.........

O mais velho costuma colher flores e oferece-me e eu fico...babada, muito babada!...

Últimamente começou também a oferecer-me pedrinhas, tem um fascínio por pequenas pedrinhas e já por várias vezes quando passo a ferro umas calças ou calções dele encontrei pequenas pedrinhas, que portanto fizeram todo o percurso: máquina de lavar, estendal...

Ontem ao estender uns calções dele reparei que tinha algo no bolso, não era uma pedrinha...Era um caracol... morto claro e cheirava tãaaooo mal!

Já não me bastava verificar os bolsos do pai para me certificar que não enfio moedas, clips, isqueiros na máquina de lavar, agora ainda vou ter de verificar se o filho trás pedras ou...caracóis nos bolsos.

Filho, só flores, por favor!

10/09/2006

Vale a pena

Tenho poucas visitas aqui neste cantinho, mas as poucas que tenho valem muito!

E hoje tive a prova disso.

Obrigada, amiga! Sabia que este dia ia chegar e desejo que essa tua Estrelinha em conjunto com a tua Princesa vos traga muitas, muitas alegrias!

Parabéns pela Estrelinha e pelas maravilhosas conquistas da tua Princesa, é um privilégio poder acompanhá-las.

10/06/2006

O dia de Aniversário

Acordamos os 4 na mesma cama por volta das 8h00 da manhã e ficamos a "preguiçar" até cerca das 8h30, durante este tempo o nosso bebé foi "passeando" entre nós recebendo muitos mimos, beijinhos e abracinhos apertados, principalmente às 8h20 (hora a que nasceu) e ele… parece que percebia que era o dia dele, o seu aniversário.

Saímos e fizemos as compras para a festa, um lanche com os avós, tios e primos.

Fiz uns doces e umas sandes para juntar aos bolos que comprámos, enchemos e pendurámos balões, o pai apetrechou o quintal com brinquedos.

O nosso pequenino divertiu-se, brincou, o irmão e os primos mais ainda, cantámos os parabéns, ajudei-o a apagar a vela, bateu palminhas, ficou envergonhado e encostou a cabecinha ao meu peito.

Nós…felizes e orgulhosos!


Adenda - E claro... Tivemos fotoreportagem!

10/01/2006

1 aninho!

12 mesinhos do meu bebé mais pequenino.

É tão maravilhoso ter-te nas nossas vidas, é um privilégio que espero estar sempre à altura.

Deste ainda mais cor, sentido e significado à nossa vida e parece que sempre fizeste parte dela.

Tu tens feito muitas conquistas, tantas...

Começas-te cedo a gatinhar e a sentar-te sem apoio, agora já gostas de estar de pé apoiado aos móveis e brinquedos, adoras música, danças e bates muitas palminhas. Imitas o mano e trepas as escadas de gatas... É preciso um cuidado, porque para ti descer ainda só significa deixar-te cair para trás. E como tu adoras o mano…E ele a ti, mesmo quando te dá abanões e diz que não gosta de ti, são os ciúmes, porque ele é grande mas também ainda é o nosso bebé.

Estás grande e pesado, comes tudo e muito bem, estás sempre pronto mesmo que tenhas acabado de comer, gostas da "comida dos grandes" e já vais petiscando arroz, massa.

Adoro a tua expressão de olhar maroto e sedutor quando fazes algo que não devias. Adoro sentir a tua paixão, o choro desalmado quando desapareço do teu campo visual e tu te queres aninhar no meu peito. Adoro que tomes o meu rosto com as tuas mãozinhas, juntes a tua boquinha à minha, desviando o olhar maroto em direcção ao papá à espera da sua "reprimenda". Adoro deitar-me contigo aninhado como se ainda fossemos um só, enquanto mamas. Adoro o teu sorriso, já cheio de dentinhos.

Este foi o primeiro dos muitos anos que eu espero que vivas até seres bem velhinho.

Amamos-te muito filhote!