Filhos e Companhia

O presente, um pedacinho do passado, os sonhos e desejos do futuro de uma família em crescimento...

9/27/2006

Biberon e chupeta/mama

Se do primeiro a amamentação só se estendeu até aos 4 meses, do segundo parece estar para durar e ele está prestes a completar 1 aninho.

Nada que me aflija, bem pelo contrário, adoro tê-lo aninhado no meu peito.

Até aos 6 meses foi alimentado só com o meu leite, apesar de ter entrado para o colégio aos 5 meses, graças ao facto de eu ter passado o último mês de licença de maternidade a armazenar leite, à ajuda preciosa da educadora e auxiliares que se esforçaram imenso para que tudo corresse como eu desejava e a dicas preciosas de algumas mamãs bloguistas.

A questão é que também me dava um certo jeito que de vez em quando uma simples chucha satisfizesse as suas necessidades de sucção, porque percebo que em muitas circunstâncias ele não necessita mais que isso...Mas ele não "pega" em chuchas e menos ainda em biberons.

Agora, porque é que escrevo isto? Quanto à factos não há argumentos, não é?! Sei que não existem fórmulas mágicas mas...sabe sempre bem desabafar e ler os vossos comentários!

9/26/2006

O meu Pai

É o meu exemplo, a minha referência. Nunca foi de muitas palavras e nem mesmo muito expansivo nos carinhos, mas não preciso disso para saber o quanto nos ama, a mim, meus irmãos e agora aos netos.

Se por um lado o facto dos meus pais terem um negócio próprio nos limitava os fins-de-semana e férias em família por outro, o meu pai passava tardes inteiras comigo, depois das aulas até que eu terminasse os trabalhos da escola…Fazia-me "puxar pela cabeça" e fez-me passar de uma aluna mediana para uma das melhores. Sei e sinto, que sempre teve expectativas elevadas quanto ao meu futuro e dos meus irmãos, como qualquer pai, claro. Não sei se correspondi totalmente, mas sinto que se orgulha de mim, de nós…

Admiro o facto de ter crescido quase sozinho e mesmo assim não ter optado pelo caminho mais fácil…Talvez por isso, também não nos dava as coisas de "mão beijada" mas, sempre nos proporcionou as condições para alcançar o que desejávamos. Como se costuma dizer: "Não nos dava o peixe, mas ensinou-nos a pescar". Preparou-nos para a vida que é, a meu ver, a principal responsabilidade dos pais.

Às vezes na expressão do seu olhar ainda consigo ver o menino que foi. Aqueles olhos-negros-de-azeitona que eu herdei e que agora também vejo no meu filho.

É e será sempre muito presente na minha vida.

Faz hoje 51 anos. Parabéns papá!

9/25/2006

Correu mal

Na 5ª feira lembrei-me de improvisar e tentar dar um bocadinho mais de conteúdo a este cantinho, colocando umas simples barras com as idades dos pimpolhos…correu mal e se não fosse a ajuda esta mãe este blog teria ficado com um aspecto ainda mais esquisito…

Desisto, sou mesmo uma "naba" nestes assuntos de informática...

P.S. - Mas ainda mudei qualquer coisa!

9/21/2006

A minha cara?!

Porquê é que exactamente na foto em que o puto está com cara de enjoado, todos dizem: "Bem, este é a tua cara?!"

9/20/2006

Descobri

Revelei as fotos das férias, (sim-somos-retrógadas-a-nossa-máquina-não-é-digital), e tenho fotos tãaaaooo giras dos meus pimpolhos!

Mas descobri que eu só apareço em duas fotos e nenhuma delas na praia. Do ano passado tenho tantas, eu de biquini com um barrigão enorme, este ano as fotos é só eles e o pai!...E eu nada!

9/19/2006

Ainda sobre...

...a reunião.

Alguns dos outros pais já conhecia, outros nem por isso. Fiquei a saber que alguns pais eram também, pais de "2ª viagem" e alguns tinham primogénitos já com 10, 12, 14 anos. Cada vez que a Educadora se referia a estes mencionava: "Estes pais foram uns corajosos, depois de 14 anos tiveram o 2º filho!"...

Eu estava sentada ao lado de uma mãe de dois meninos com diferença de 2 anos e comentei com ela: "Eles são corajosos e nós somos o quê?", ela respondeu, "A nós chamam-nos inconscientes!"

Pois...

9/18/2006

Na sexta-feira...

Foi a reunião da sala do H. no colégio e falei sobre tudo isto e muito mais e...Fiquei esclarecida e satisfeita, porque a falar é que as pessoas se entendem!

Até deixei as auxiliares a chorar! Mas... de emoção porque, falei sobre tudo o que me desagradava mas, não pude deixar de referir a confiança com que deixo os meus filhos com a T. a Z. e a A. a directora reforçou a confiança e orgulho que tem na sua equipa e alguns olhos encheram-se de água...Os mesmos olhos que conheço à quase 4 anos e que vigiam os meus meninos quando os meus não os podem alcançar.

E...Fiquei a saber que o meu menino tem uma amiga especial a C. Assim parece que as minhas "noras" têm nomes diferentes mas com a mesma inicial...Coincidências!

9/15/2006

Aventura da Mãe

Ontem, voo marcado às 7h30 para Barcelona, com regresso às 19h45.
No aeroporto informam que o voo foi cancelado e passam para outra companhia às 8h00.
O Avião sai com 35 minutos de atraso devido à transferência de bagagens.
Impossível aterrar em Barcelona devido à tempestade.
Voo desviado para Valência.
Passado cerca de 1 hora, as alternativas: A companhia disponibiliza um autocarro até Barcelona, ou volta no mesmo avião para Lisboa.
Volta no mesmo avião para Lisboa, pois a hora que chegava lá de autocarro era sensivelmente a hora que devia ir para o aeroporto tomar o voo de volta!...

Conclusão: Talvez seja minha pouca ou nenhuma vontade de fazer estas viagens que agoira o sistema…Isso ou a incompetência da nossa companhia aérea Nacional…

Sei que é um exagero, até porque volto no mesmo dia mas, cada vez que tenho de fazer estas viagens parece que me arrancam um pedacinho do coração e na viagem só penso nos meus meninos…

9/13/2006

Confesso que gostava...

...de ainda ser mãe de uma menina!

Sempre desejei ter filhos rapazes, não sei explicar porquê..Talvez por ter um
irmão muito mais novo, que adoro e que é um pouco meu filho... Quando soube que o o meu primeiro filho seria rapaz, fiquei muito feliz, não que este facto fosse importante e certamente não era o mais importante, mas fiquei muito contente por saber que estava à espera de um Rodrigo! Quando comecei a pensar num segundo filho nunca pensei muito na questão menino/menina, até porque sempre desejei ter, pelo menos, 3 filhos. O meu único receio era que algo pudesse correr mal como na primeira gravidez. A segunda gravidez foi como a primeira, maravilhosa, vivida com grande alegria e intensidade, quando estou grávida sinto-me em verdadeiro estado de graça...Adoro estar grávida! Fiquei também muito feliz por ter alguém a quem chamar Henrique, por estar novamente à espera de um rapaz e imaginava-o igual ao irmão!

Agora tenho dois meninos lindos, a minha paixão, a minha vida e...Adoro ser mãe de rapazes, adoro ser a princesa da casa e ter 3 namorados, adoro ser mimada pelos homens da minha vida, adoro azul, adoro!

Mas sonho um dia ter alguém a quem chamar Madalena e é como se a minha menina já existisse...Não, não estou a desenvolver uma obcessão...Mas eles, os filhos existem a partir do momento em que são desejados!

Mas...Fico muito feliz na mesma se o terceiro for um Guilherme!

Para quando? Talvez daqui a uns 3 anos.

9/12/2006

Obrigada...

...S.Pedro, por me teres feito a vontade!!! Mas...não chegamos a ir à praia porque o "piolho mor" queria cortar o cabelo...Para ele ir ao cabeleireiro é uma aventura adora o "jaxinto" que é o rapaz que lhe corta o cabelo, adora o resultado final, o pormenor do gel e do cabelo espetado!...Aproveitamos e demos um jeitinho no cabelo do mais novo, que pelos vistos também vai ser um vaidoso!

E os cabelos deles são tão diferentes, o do mais velho sempre foi negro, liso e cresceu de uma forma progressiva, certinho, o do mais novo é clarinho, cresce imenso e tem muitos "jeitos".

Mesmo sem termos ido à praia, o fim de semana foi muito melhor com calor! Tivemos a festa de aniversário do primo (para a semana temos a de outro primo), jantámos na nossa pizzeria preferida, visitamos os avós e os primos, descansamos e divertimo-nos!

9/08/2006

Óh São Pedro...

Eu sei que nestes últimos dias deve ter ouvido muitas queixas quanto ao calor que se faz sentir, mas... Certamente que não ouviu nenhuma aqui desta criatura que sou eu!!! Pois não?!!!

Eu gosto de calor, gosto, gosto muito!!!! O ano passado mesmo em fim de gestação nunca me queixei, até porque não me custou nada e mais que isso...EU GOSTO DE CALOR!!! Faz-me sentir mais feliz!

Chamem-me masoquista que eu não me importo, mas eu gosto de calor! Portanto, no fim de semana eu quero ir com os meus pimpolhos para a praia, faça o favor de manter o bom tempo que esteve durante a semana, ok?!

9/07/2006

Não sei se ria se chore!....

Ontem cheguei ao colégio para ir buscar os meus pimpolhos (o inicio da melhor parte do meu dia), chego ao berçário e a auxiliar diz-me que o Henrique está na sala ao lado…Aquela que ele vai passar quando começar a andar como foi com o mano (penso ou pensava eu)…Se calhar é porque ainda estão muitos bebés de férias e juntaram os dois (pensei eu)…

Chego à sala ao lado e lá estava ele todo feliz e contente, de pé, apoiado com a barriga num mini escorrega e a bater palminhas, assim que me vê, abre um sorriso, coloca-se de gatas e gatinha na minha direcção a grande velocidade…

Lá estava a auxiliar do berçário e a dessa sala, ambas que conheço bem, de quem gosto e confio os meus filhos como se de avós se tratassem pois já as conheço à 4 anos, foram também elas que cuidaram do Rodrigo e sei que são super cuidadosas e carinhosas com os meninos…

Informaram que tinha estado tudo bem e contaram umas gracinhas dele. Perguntei se ele estava a "tempo inteiro" naquela sala, disseram que sim, "É que nós agora só temos dois meninos nesta sala e ele come lindamente à mesa com os amiguinhos, e adormece lindamente no catre!"

Eu fique baralhada?! Que come bem com os amiguinhos à mesa eu não me admiro, o tipo quer é comer seja onde for, mas como é que o sacaninha adormece sozinho no catre se em casa é um castigo para o adormecer?!!!

E além disso, ele só tem 11 meses e ainda não anda!!!!

Portanto, tenho de esclarecer umas coisinhas com a directora…Sei que ele está bem na mesma, mas por outro lado, o que me irrita é que isto soa a ânsia de rentabilização de um colégio particular, cujas mensalidades são elevadas diga-se...

Fiquei a conhecer a educadora que o vai acompanhar até à primária e também gostei bastante dela e da maneira como falou do meu menino, do facto de já trabalhar no colégio à 15 anos, mas

P.S. - O "mas..." não é sobre a educadora, mas sobre a mudança repentina de sala.

9/06/2006

Aí as minhas costas!...

Desde que o Henrique nasceu passamos a ser 3 na mesma cama pois sua excelência passa a noite a mamar e a cama dele deve ter uns picos que eu ainda não descobri……….

Agora passamos a ser 4, pois por qualquer motivo o Rodrigo passou a acordar e chorar a meio da noite a pedir para passar para o nosso quarto, para a nossa cama!

Às vezes apetece-me passar eu para a cama do Rodrigo, mas a cama é pequena e por isso não solucionava a minha falta de espaço!....

Aguente-se…………..

9/01/2006

11 meses!

Daqui a um mês estás a completar 1 aninho, mas eu tenho a sensação que foi à minutos que te colocaram em cima de mim acabadinho de nascer e vi uns pés vermelhinhos, pequeninos e lindos mesmo em frente ao meu nariz, que ouvi o teu primeiro e vigoroso choro, que me contorci até te conseguir ver, chuchavas na mão com grande sofreguidão, aqueles minutos que me pareceram uma eternidade até te trazerem para junto de mim!

Estás grande, aliás és grande como o mano, tens muitos dentes como o mano também tinha na tua idade e és lindo, sorridente, bem disposto, simpático e meiguinho...és um doce, és nosso e amamos-te tanto!....

Figuras

Ao final da tarde num parque infantil cheio de crianças, pais, avós... Ensinar o filho mais velho a jogar à macaca, de saltos altos, mala ao ombro e filho mais novo ao colo....Lindo!